Na manhã desta terça-feira (6), na praça da Estação, aconteceu a abertura da campanha Maio Amarelo, que visa à conscientização de condutores de veículos automotivos sobre a importância do cuidado ao dirigir e, principalmente, o ato de “desacelerar” – tanto que o lema da campanha este ano é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A iniciativa é da Prefeitura, por intermédio do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal e Serviços Urbanos.
“Quando se tem a ideia de que a via pública é onde passamos grande parte da nossa vida, seja dentro ou fora de um carro, o objetivo se torna conscientizar os condutores para que cumpram as regras de trânsito, evitem o excesso de velocidade e, com isso, diminuir o número de acidentes. Estamos aqui hoje para reforçar essa ideia de que não se pode conviver com uma situação em que os acidentes de trânsito sejam constantes, comprometendo a segurança da população”, comentou o prefeito Coronel Sandro.
Samuel Ferreira Rodrigues está no quinto ano da Escola Castelo Neves Barros e compareceu à praça com sua turma acompanhados de professores e assistentes. Ele é um exemplo de que a educação para o trânsito deve começar na infância. De acordo com o estudante, “todo ano a gente estuda sobre o trânsito e seu funcionamento. Isso ajuda a nos conscientizar para que a gente saiba como se comportar no trânsito e evitar acidentes. Esta iniciativa da Prefeitura é muito boa e vai alcançar muitas pessoas”, disse.
Ao comentar a questão do trabalho do Samu no que diz respeito a acidentes de trânsito, Heverton Nunes, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Regional, ele informou números preocupantes. “A gente tem uma média de 150 a 200 acidentes por mês, muitos deles com vítimas fatais. São números alarmantes. O SAMU é um parceiro da Prefeitura de Valadares que atende toda a região Leste e esta é uma parceria necessária que tem dado certo”, apontou.
Para encerrar, o perito criminal especialista em sinistros de trânsito da Polícia Civil, Valdir Dorotheio de Jesus, conduziu, numa das ruas paralelas à praça, cinco situações de risco envolvendo condutores, pedestres e demais usuários do trânsito, além do que fazer caso elas ocorram.
Cerimonial e presentes
Compuseram o dispositivo do cerimonial o prefeito Coronel Sandro, o vice, José Bonifácio Mourão, o presidente da Câmara Municipal, Alê Ferraz, o secretário municipal de obras e serviços urbanos, Robert Nogueira, o representante do 8º Departamento de Polícia Civil, inspetor-adjunto de investigação, Robson Mourão, o delegado-geral da Delegacia de Crimes no Trânsito da Polícia Civil, Marcos de Alencar, o subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, major Mateus, comandante do Tiro de Guerra, subtenente Evandro, representando o 6º Batalhão de Bombeiro Militar, aspirante Lucas Andrade, e o assessor técnico do Samu/Consurge, Emanuel Miranda. Ainda estiveram presentes vereadores, secretários municipais, autoridades e sociedade civil.
Parceiros do Maio Amarelo
O Maio Amarelo recebe o apoio da Gerência de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Hospital Municipal de Valadares, Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, Conselho Municipal de Saúde, Casa do Servidor, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Superintendência Regional de Saúde, Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge/Samu), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, 8ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária, Pelotão de Trânsito do 6º Batalhão de Polícia Militar. Polícia Rodoviária Federal, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem e Transporte Sest/Senat, representantes do curso de medicina da UFJF/GV, Univale, Rede HG Combustíveis e Transportadora, Motomol, Sindicato das Autoescolas de Minas Gerais e as autoescolas Âncora, Atual, Fama, Gabriel Rio Doce, Sucesso, Nova Transporte Logística, Paróquia Santa Rita de Cássia, Creche Gente Inocente, Escola Castelo Neves Barros.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social