Nesta sexta (21), às 14h30, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, participará de uma roda de conversa em comemoração ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
O evento, que acontecerá na Galeria Monhangara, é uma promoção da Gerência de Juventude, Promoções Culturais e Igualdade Racial e contará com convidados da UFJF e IFMG que discutirão sobre racismo, religiosidade da matriz africana e ideias que embasam o racismo e equidade na educação.
Na ocasião, será exposta a mostra “Patrimônio e Resistência”. A exposição montada pela Gerência de Patrimônio Histórico destaca a importância da preservação e valorização do Patrimônio Histórico Negro como forma de combater o racismo enraizado nas estruturas sociais. O acervo conta com obras dos mestres da Academia Valadarense de Letras (bem registrado) e de livros e quadros da Biblioteca Pública (antiga Cadeia Pública, que tem a sua fachada tombada). Além da exposição, durante a roda de conversa, membros da Academia recitarão obras que trazem o tema em questão.
A gerente de Patrimônio Histórico, Roberta Avelar de Castro, falou sobre a necessidade da união de esforços para a conscientização sobre o racismo.
“Precisamos estar sempre unidos nos trabalhos de conscientização e de educação da comunidade para que não se reproduza o racismo e que conheçam a história dos ancestrais do povo que é a maioria da população brasileira”, declarou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social