Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Palestrante internacional abre Fórum de Turismo

Marta Poggi palestrou na solenidade de abertura sobre as tendências globais para o setor
Na ocasião, a palestrante de renome internacional, Marta Poggi, falou sobre as tendências globais para o setor. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
terça-feira, 19 novembro, 2024

Começou o Fórum de Turismo, cuja abertura aconteceu na noite de ontem (18), no Teatro Atiaia. Na ocasião, a palestrante de renome internacional, Marta Poggi, falou sobre as tendências globais para o setor.

Hoje (19), haverá um dia inteiro de programação do Fórum no Senac, com palestras, rodas de conversa e apresentações de cases de sucesso. O Fórum é realizado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Prefeitura de Governador Valadares e Sebrae.

“Estive em Valadares há cinco anos trabalhando pelo Sebrae. De lá para cá, o turismo daqui se desenvolveu muito e está muito alinhado com as tendências. Fico muito feliz de ver que teve todo esse desenvolvimento e de poder estar aqui plantando uma sementinha junto com vocês”, declarou Marta Poggi.

Na ocasião, a diretora do Departamento de Turismo e presidente do Comtur, Betinna Tassis, aproveitou para enumerar os avanços do setor ao longo dos oito anos do governo.

“A gente tem trabalhado muito através do Fundo Municipal do Turismo, em parceria com o Sebrae, para realizar qualificações, projetos, inclusive este Fórum. Aqui tem turismo sim! E o turismo só é bom para quem vem de fora quando a cidade é boa para quem mora nela. Este é o desafio. É assim que a gente pretende manter a nossa Valadares no rumo do turismo e do desenvolvimento sustentável”, explicou.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, João Batista Rodrigues Filho, lembrou que na primeira turma do curso de Educação Física, na disciplina de Esporte de Aventura, já se promoviam discussões sobre o turismo.

“A caminhada é longa, mas ela precisa ser longa para ter consistência. Fico muito feliz de chegar neste momento de concretude do trabalho realizado ao longo desses oito anos e de conseguir deixar coisas muito boas para o Município. Além das coisas que a Betinna citou, muitas outras estão para acontecer”, contou.

O prefeito André Merlo destacou o potencial da cidade e lamentou as ações que não conseguiu realizar em função dos entraves políticos.

“Hoje, recebemos o projeto de sinalização turística, que vai custar em torno de R$ 1,5 milhão, e fiquei impressionado. Uma pena não termos conseguido receber os recursos da Renova para fazer isso. Se tivéssemos a sinalização turística, acho que a gente mudaria o pensamento dos valadarenses. Porque a gente tem um problema aqui de pertencimento. Os valadarenses não acreditam que aqui tem potencial turístico e esse é o grande desafio. Estamos no final do governo, mas o que pudermos fazer ainda para consolidar o turismo, faremos”, afirmou.

Para o empresário João Márcio Luiz de Almeida, a palestra foi sensacional. “Foi muito esclarecedora. Mostrou várias experiências de outros Estados e até de países, onde o turismo é a essência do produto local com a experiência do turista. E provou que não precisa inventar muito para atrair o público, mas fazer o simples com prazer e perfeição de forma que encante o cliente”, comentou.

Confira a programação de hoje (19):

9h30 às 11h

Sala 1 – Turismo na natureza – Mediador: Ivo Leo Schimitz

  • Turismo na Natureza, com Carlos Ornellas, representante ABETA – especialista em turismo na natureza.
  • Voo Livre, com Jeferson Leal, da Voar 360.
  • Pesca Esportiva, com Kelvem Lopes, consultor do Ministério da Pesca.
  • Observação de aves, com Roseli Azi Nascimento, consultora e organizadora de eventos de aves no Brasil e América Latina.
  • Rede Trilhas Nacionais, com Angelice Motter, representante Rede Trilhas.
  • Ciclo Turismo, com Ivo Schimitz, consultor especialista em vida ao ar livre.

Sala 2 – Gatronomia – Mediador: chef Puiati

  • Experiências Gastronômicas: case queijo premiado na França da Ribeiro Fiorentini, com Isabella e Wagner Ribeiro Fiorentini, empreendedores da produção artesanal de queijo e empório.
  • Gastronomia Regional e Produção Associada ao Turismo, com o chef Edson Puiati, consultor e professor de gastronomia no Senac BH/MG e presidente da Gastronomia Mineira.
  • Case de sucesso Abrasel Vale do Rio Doce: Festival Gastronômico e Circuito do Café, com Frederico da Paixão, proprietário do Bar do Fred e Presidente da Abrasel Vale do Rio Doce.
  • Baixa Gastronomia no Mercado Municipal de GV, com chef Mati, cozinha em homenagem à cultura popular no Mercado Municipal de Governador Valadares.

Sala 3 – Turismo Inteligente – Mediadora: Paloma Schenato

  • Destinos Turísticos Inteligentes, com Nádia Giannini Consultora Sênior do Sebrae Minas.
  • Astroturismo, com Victor Sabbagh, astrônomo e empreendedor Fest Place, e professor Valcimar, do IFMG.
  • Experiências Inefáveis, com André ZumZum, empreendedor e idealizador dos Caminhos de Rosa.
  • Vivência no Turismo Rural: Roda do Mutum, com Ana Cleide, Eventos Especiais, Eu Passarinho e Turismo do Vale.
  • Gamificação em Turismo, com Guilherme Frade, Interact Place plataforma de experiência Ive e digital.
  • Startup Iour: Ferramentas tecnológicas para o turismo, com Paloma Schenato, Ceo ITour.

Intervalo

14h – Auditório do Senac – Apresentação do Plano de Turismo

15h – Auditório do Senac  – Coffee break

15h30 – Auditório do Senac – PMT – Plano Municipal de Turismo

18h – Encerramento

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu