É neste domingo (30/3), o grande dia para aqueles que defendem um meio ambiente saudável e sua preservação. O ato oficial em defesa do Lago do Vale acontece neste domingo (30/3), às 13h, reunindo autoridades, ambientalistas e a comunidade para conscientizar a importância do lago e seus ativos naturais.
Tudo para marcar esse fim de semana, que está sendo diferente e cheio de atrativos com o Lago do Vale Weekend, um grande evento em defesa de um dos principais patrimônios naturais de Governador Valadares. Com diversas atrações esportivas, culturais e gastronômicas, o evento tem como objetivo mobilizar a sociedade e as autoridades para a importância do lazer e do turismo para qualidade de vida da população.
A programação conta com trilhas ecológicas, esportes radicais, atividades aquáticas, rapel, motocross e voo cativo de balão de ar quente, além de um espaço gastronômico com churrasco, chopp artesanal e música ao vivo. O evento também montou uma área kids, garantindo que as famílias possam vivenciar todo o potencial do Lago do Vale.
O Lago do Vale, localizado na Fazenda Davi Bretas, é um dos maiores ativos naturais de Governador Valadares e está sob ameaça. Linhas de transmissão de energia, estão projetadas para atravessar a área do lago, comprometendo diretamente o desenvolvimento do turismo e do lazer na região.
Com quase 30 hectares de águas cristalinas, trilhas, mirantes e infraestrutura para esportes e lazer, o Lago do Vale tem potencial para movimentar a economia local, gerar empregos e consolidar Governador Valadares como referência no turismo sustentável. No entanto, a instalação da linha de transmissão pode inviabilizar atividades como pedalinhos, stand-up paddle, caiaque, tirolesa e Cable Park, além de afetar um mirante panorâmico com vista 360° da cidade e do Pico da Ibituruna.
Segundo Felipe Canedo, Diretor da BRIX, empresa responsável pelo empreendimento, a instalação da linha representa um retrocesso para o desenvolvimento sustentável da cidade.
“Estamos falando de um projeto que não só valoriza o turismo e o lazer na região, mas também gera empregos e movimenta setores essenciais como gastronomia, hotelaria e comércio. A instalação da linha da forma como está prevista restringe o uso da área e reduz drasticamente seu potencial turístico e econômico, além da poluição visual. É possível fazer ajustes no traçado para evitar esse impacto irreversível. Não somos contra o desenvolvimento energético, mas ele precisa acontecer de forma responsável, sem comprometer um patrimônio natural e um projeto que beneficia toda a população.”
Segundo Canedo, Governador Valadares não pode assistir passivamente à destruição de um de seus maiores ativos naturais e turísticos. O Lago do Vale Weekend valoriza os bens naturais da Região e reforça a necessidade de proteger esse espaço e exigir soluções que conciliem desenvolvimento e preservação.
Programação de domingo
Atrações musicais e ato oficial
9h às 11h – DJ
11h às 13h – Beto Leão
13H – ATO OFICIAL
13h30 às 14h – Cleitinho (senador)
14h às 15h – Beto Leão
15h às 16h – DJ
Atividades esportivas e de lazer
8h às 9h – Trail Run
9h às 16h – Atração infantil, caiaque, jetski, wakeboard, rapel, balão, mini fazendinha, beach tênis, futvôlei e quadriciclo
10h – Motocross