Museu da Cidade bate recorde histórico de visitantes em 2023

No dia 22 de dezembro, as portas do museu estarão fechadas ao público externo
Este ano, passaram pelo local nada menos que 4.900 visitantes de diferentes perfis. Foto: Divulgação Secom PMGV
segunda-feira, 18 dezembro, 2023

O Museu da Cidade encerra as atividades de 2023, quando completa 40 anos, com um saldo positivo muito importante em relação ao número de pessoas que visitam a instituição.

Este ano, passaram pelo local nada menos que 4.900 visitantes de diferentes perfis – número bastante expressivo para o período pós-pandemia (que restringiu o público e diminuiu, consequentemente, a frequência no local).

A maioria é constituída por estudantes das redes pública e particular do município, universitários, pesquisadores, grupos da terceira idade e o público geral.

O Museu da Cidade abriga um acervo que compreende desde cerâmicas indígenas de nosso passado anterior à chegada dos pioneiros, passando por objetos pessoais e instrumentos de trabalho pertencentes a moradores de uma Valadares já distante no tempo, até fotos, cédulas e moedas, aparelhos eletrônicos descontinuados pela indústria e defasados pela tecnologia, jornais e publicações antigas e outros documentos importantes, como o primeiro mapa da cidade, que recentemente passou por um minucioso processo de restauração em Belo Horizonte.

Contribuiu com o aumento do número de visitantes o projeto Bom Passeio – iniciativa da Univale encampada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Mobi – que leva alunos do quarto ano da rede pública municipal de ensino a diversos pontos turísticos da cidade, entre eles, o Museu da Cidade.

Além disso, deve-se levar em conta a variada programação de eventos realizados pelo museu, como exposições fotográficas, palestras sobre temas diversos, rodas de capoeira, a Semana de Museus, a Noite Mineira de Museus e a Primavera de Museus, entre outros.

“Continuaremos, nos anos que estão por vir, despertando o interesse do povo de Valadares e outras cidade em conhecer o Museu da Cidade, que continuará também com a sua missão, como tem sido nos 40 anos de sua existência, de ser o guardião da história de nossa gente”, declara o gerente do Museu da Cidade, Josmar Coelho.

No dia 22 de dezembro, as portas do museu estarão fechadas ao público externo, pois serão realizadas readequação e higienização necessárias à manutenção e preservação do acervo, preparando-o para receber o público com muitas novidades no próximo ano. 

O Museu da Cidade funciona de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 9 às 13h, na rua Prudente de Morais, 711, Centro, próximo à agência central dos Correios. A entrada é gratuita.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu