Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Mulheres do Grupo Encontro do Peito contam histórias de superação em livro

Lançada em 7 de fevereiro, a obra "Vozes de Mulheres que Emocionam" narra as descobertas, alegrias, dores e dilemas enfrentados por quem passa pelo diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama
Mulheres do Grupo Encontro do Peito. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 7 março, 2025

Sabe o que Elza, Helena, Carla, Maria do Carmo, Marcilene, Lucy, Rose, Aldileni, Elzi, Vilma, Eusilene, Fernanda, Vanete, Gleice, Elaine, Flávia e Amanda têm em comum? Além de fazerem parte do Grupo Encontro do Peito, do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Valadares, elas, assim como milhares de mulheres, vencem diariamente a batalha contra o câncer de mama.

E mais do que isso: ainda são exemplos de luta, de fé, de esperança e de superação para tantas outras que acreditam que não haver vida após receber o diagnóstico de câncer.

A fim de motivar e ajudar outras mulheres a seguir em frente, mostrando que os cabelos crescem novamente, que a doença não significa o fim, que o tratamento pode ser menos agressivo ou invasivo quando o câncer é descoberto em estágios iniciais, que é possível fazer reconstituição mamária (em casos de mastectomia total) e que há, sim, chances de cura (em casos de diagnóstico precoce).

A professora do curso de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Valadares (UFJF-GV), Maria Gabriela Bicalho, envolveu seus alunos em um trabalho de escuta e registros inspiradores que culminou no livro “Vozes de Mulheres que Emocionam” – no qual as integrantes do Grupo Encontro do Peito, citadas no início, narram as trajetórias de descobertas, alegrias, dores e dilemas enfrentados por quem passa pelo diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama.

Uma obra que mostra como a fé em Deus e o apoio da família, dos amigos, do médico, de toda equipe do CEAE, das meninas do Grupo e de tantas outras pessoas, além dos passeios, risadas, encontros, brincadeiras, lazer e atendimento psicológico fazem a diferença ao longo da caminhada.

“É uma alegria para nós sermos um serviço de referência para tantas mulheres de Valadares e de toda a região. É gratificante vê-las superando as dificuldades e, por meio de suas histórias, poder dar um fio de esperança para tantas outras que estão iniciando ou passando por esse mesmo processo”, declarou a coordenadora do CEAE, Thalita Mayra Nunes Coelho Monteiro.

O livro foi lançado durante o último encontro do grupo, que aconteceu dia 7 de fevereiro, no CEAE, e reuniu várias das suas personagens da vida real.

“A ideia de coletar as narrativas das pacientes e transformá-las em um exemplar surgiu em 2023, quando eu e a Socorro (psicóloga do CEAE) escrevemos um capítulo do livro ‘Escritas e Vivências nos Centros Estaduais de Minas Gerais’, que contava a história de uma paciente do CEAE. Daí, unimos ensino, serviço e comunidade no campo da saúde e aqui está o enriquecedor resultado”, pontuou a coordenadora.

Coube aos alunos ouvir os relatos e desenhar uma flor simbolizando cada usuária e, aos demais envolvidos (Thalita Mayra Nunes Coelho Monteiro, coordenadora do CEAE; Maria Socorro de Menezes, psicóloga do CEAE; Mayra Menezes de Lima, estudante de medicina; e Maria Gabriela Parenti Bicalho, professora da UFJF-GV), organizar as narrativas, entre outras atividades.

Quer conhecer a história dessas guerreiras? Acesse o link clicando AQUI e confira a versão on-line dessa publicação que promete inspirar e emocionar a todos.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu