Governador Valadares perdeu neste domingo uma de suas grandes benfeitoras, Zélia Gláucia do Monte, que estava internada em um hospital de Nova Lima desde 9 de dezembro de 2024.
Zélia fazia tratamento contra um câncer no mediastino. Mas afinal, quem foi Zélia, o que ele fez para ser considerada benfeitora de Governador Valadares?
Em 6 de julho de 2014, Caio Mourão, filho de Zélia, homenageou sua mãe na coluna Brava Gente, do Jornal Figueira, editado em Governador Valadares entre 2014 e 2015. Ele escreveu:
Há uma década entrava na minha vida o Abrigo Esperança. A instituição surgiu da cabeça, coração e força de vontade de uma mulher: Zélia Gláucia do Monte, que por acaso vem a ser minha mãe. Funcionária de uma clínica que então funcionava no antigo Hospital Evangélico, ela se comovia com a situação de pacientes oncológicos e renais que faziam tratamento em Governador Valadares diariamente, mas moravam em cidades no entorno (entenda-se até cerca de 200 quilômetros de distância).
Mãe de dois filhos, ela alugou uma casa com recurso próprio e abrigou dois ou três pacientes. A notícia se espalhou, e pouco a pouco foi um colchão a mais, utensílios, alimentos, e a partir daí, foi ganhando corpo o que hoje se entende por Abrigo Esperança.
Desde o começo, sempre mantido quase que exclusivamente pelo apoio da comunidade valadarense, que a cada volta que o calendário dá, o Abrigo Esperança sobrevive, demonstrando que temos um povo caloroso e solidário.
Nestes dez anos, a fundadora foi acometida de um câncer (já devidamente superado), que segundo ela, serviu para entender melhor a vida de cada interno do Abrigo Esperança. E a minha família ganhou três novos membros, também por causa da instituição, mas isso é uma outra história.
Leia o comunicado de falecimento:
Com coração partido, informamos que Zélia Gláucia do Monte, nos deixou neste domingo, aos 60 anos, em Nova Lima, onde estava internada desde o dia 9 de dezembro do ano passado.
Zélia estava lutando contra o câncer no mediastino. Fundadora e presidente do Abrigo Esperança, Zélia fez da solidariedade, empatia e amor ao próximo uma missão de vida.
Mais informações sobre velório e sepultamento vão ser divulgados pela família em breve.
Agradecemos a todos pelas orações e manifestação de carinho e sentimento.