Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Maio Laranja combate abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

As equipes da SMAS atuarão amanhã (15) em ação de fixação de flores, que são símbolos da Campanha Nacional, no jardim em frente à Prefeitura, e no dia 17, uma blitz educativa marcará o dia D de enfrentamento
E em Valadares a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está engajada com suas equipes da rede de proteção nesta luta. Foto: Divulgação PMGV
terça-feira, 14 maio, 2024

Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual no Brasil.

E em Valadares a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está engajada com suas equipes da rede de proteção nesta luta.

Com ações que acontecerão amanhã (15) e na sexta-feira (17), os profissionais querem chamar a atenção da sociedade para a importância de abraçar esta causa.

Coordenadora da Proteção Básica no município, Jéssica Alves Ferreira, fala da Campanha e cita que as ações objetivam informar e conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e combater os crimes de violência sexual infanto-juvenil.

“Somente conseguiremos vencer a realidade de abusos e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes com informação e conscientização. Por isso, a visibilidade da Campanha Maio Laranja, a adesão e compromisso da população é imprescindível para que todos proporcionem um ambiente seguro para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, afirmou.

Para a primeira ação das equipes da SMAS, nesta quarta-feira (15), as seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), casas de acolhimento e instituições de acolhimento para adultos e famílias têm trabalhado o tema em oficinas, bem como a confecção de flores, que são o símbolo da campanha, e que serão fixadas no jardim da Prefeitura.

E no dia D, sexta-feira (17), uma blitz na BR116 conscientizará os motoristas e pessoas que passarem pelo local.

Crime em números

A equipe do Creas alerta que casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser denunciados pela população para um combate efetivo deste crime.

Dos 174 casos com indícios de situações de violência e violações de direitos no grupo familiar registrados pelo equipamento, num intervalo de um ano, entre maio de 2023 e maio de 2024, 34 se referiam a casos de abuso, violência e exploração sexual, nos quais, a faixa etária das vítimas era de 0 a 17 anos. Destes 34 casos, 31 foram confirmados.

As denúncias devem ser feitas nos seguintes números:

· CREAS: pelos telefones 3221.3092, 3221.9551 ou na sede: rua Olegário Maciel, 705, Centro, quase esquina com rua Afonso Pena;

· Conselho Tutelar: 3271.5414, 3221.1212 ou 99974.8633; ou pelo e-mail: conselho.tutelar@valadares.mg.gov.br

· Disque 100 Direitos Humanos.

FIQUE LIGADO NA PROGRAMAÇÃO:

15/05 – 9h30 Cerimônia de fixação das flores que simbolizam a campanha no jardim da Prefeitura

17/05 – 15h às 18h Dia D com blitz educativa na BR 116, Posto Planalto II

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu