Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Maio Amarelo leva palestra a condutores e educação no trânsito à escola

A campanha deste ano convida a todos a desacelerar e valorizar a vida
Campanha Maio Amarelo. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 6 maio, 2025

Após a abertura oficial do Maio Amarelo, o movimento abre espaço para mais ações ao longo deste mês. Amanhã (7), a campanha inicia o dia com uma palestra educativa de prevenção de acidentes de trânsito para os motoristas do Programa de Agricultura Familiar.

A palestra acontece às 8h30, no auditório do Centro de Apoio e Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF), localizado na Avenida Luiz Gonçalves Lessa, 12, São Raimundo.

Dentre os temas abordados na palestra estão direção defensiva, manutenção e cuidado com a frota oficial de veículos, infrações, além da temática do Maio Amarelo deste ano: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

O diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), Josimar Correia de Araújo, ressaltou a importância da capacitação para os condutores da secretaria.

“Essa ação é muito importante para a conscientização dos motoristas, principalmente no que diz respeito à legislação de trânsito e o cuidado com os veículos oficiais, trazendo mais eficiência ao serviço público. Vale lembrar que esses servidores que serão capacitados também poderão atuar como multiplicadores, repassando o conhecimento para outros servidores, parentes e amigos”, disse.

Educação no trânsito na escola

Além da palestra para condutores, o Maio Amarelo leva, a partir das 14h, a transitolândia aos alunos do Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Por meio da transitolândia, os agentes de trânsito orientam, de forma lúdica, as regras de convivência no trânsito, além de sensibilizar as pessoas sobre o respeito à vida e o papel de todos por um trânsito mais seguro.

Parceiros deste ano

O Movimento, neste ano, conta com os seguintes parceiros: Prefeitura, por meio do Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV) da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos; Gerência de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Hospital Municipal de Governador Valadares; Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), Conselho Municipal de Saúde e Casa do Servidor; além do 6º Batalhão de Bombeiros Militar; Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge / SAMU); Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG); Motomol; Polícia Civil (PC); 8ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária (8ª Cia. PMRv); Pelotão de Trânsito do 6º Batalhão de Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT); Superintendência Regional de Saúde (SRS), representantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF Campus GV), por meio das Ligas de Medicina; Universidade Vale do Rio Doce (Univale); Univale TV; Rede HG Combustíveis, Rede HG Transportadora, além das autoescolas Âncora, Atual, Fama, Gabriel, Rio Doce e Sucesso; Sindicato das Autoescolas de Minas Gerais; Mova Transporte e Logística; Paróquia Santa Rita de Cássia, Creche Gente Inocente, Escola Castelo Neves Barros e Escola Municipal João XXIII.

Entenda o Movimento Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial. Assim, o Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento, portanto, é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando todos os aspectos que o trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu