Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Maio Amarelo: Blitz educativa mobiliza alunos e parceiros em Valadares

Na parte da tarde o Colégio Israel Pinheiro receberá a transitolândia
Na manhã de hoje (8), os motoristas que passaram pela Avenida JK, em frente ao Mart Minas, no Santa Rita, foram surpreendidos por uma blitz educativa. Foto: Divulgação PMGV
quinta-feira, 8 maio, 2025

Na manhã de hoje (8), os motoristas que passaram pela Avenida JK, em frente ao Mart Minas, no Santa Rita, foram surpreendidos por uma blitz educativa. A ação, que faz parte do movimento Maio Amarelo, foi realizada pela Polícia Militar Rodoviária, juntamente com os demais parceiros.

De acordo com o agente Arnaldo Júnior o local da blitz é estratégico.

“O objetivo de fazer a blitz neste sentido é porque conseguimos pegar o trânsito em direção a rodovia. A Campanha do Maio Amarelo deste ano conscientiza sobre a importância de desacelerarmos o ritmo de vida para não acelerarmos no trânsito. A principal vilã do trânsito é a velocidade. A maioria dos acidentes acontece em função da alta velocidade”, explicou.

O professor de matemática do Colégio Castelo Neves Barros, Juan César de Oliveira Moura, trouxe seus alunos do 9º ano para participarem da blitz, segurando cartazes e distribuindo panfletos de conscientização.

“É o quarto ano que nossa escola participa como parceira. Gostamos de envolver nossos alunos para que se tornem agentes multiplicadores em suas famílias e também porque serão os futuros motoristas”, contou.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Heverton Nunes, acredita que o trabalho de conscientização é essencial para reduzir o número de acidentes.

“A maioria dos acidentes ocorre não por falha mecânica, mas por falha humana. Quando há um acidente, sobrecarrega todo sistema, agentes de trânsito, SAMU, polícia, Hospital Municipal, etc. e conscientizando a população com palestras e blitz educativas a tendência é abaixar estes números”, afirmou.

Funcionários da Motomol, uma das parceiras do Maio Amarelo, também participaram da ação.

“Nosso trabalho não é apenas entregar a moto para nosso cliente, mas conscientizá-lo de fazer um bom uso dela. É com essa preocupação que realizamos ao longo do ano palestras nas escolas. Para as crianças menores levamos material do Clubinho Honda e para os maiores realizamos palestras com o tema Harmonia no Trânsito”, informou a supervisora da Motomol, Josinéa Lima.

A auxiliar de limpeza, Mônica Paiva, foi uma das motociclistas paradas durante a blitz.

“Valadares precisa muito ter mais ações como esta durante o ano.  Aqui o povo não tem nenhuma educação no trânsito. Ninguém respeita ninguém”, lamentou. Opinião compartilhada pelo ajudante de serviços gerais, Carlos Roberto da Silva. “Tinha que ter mais blitz assim. O povo anda muito estressado. Às vezes, um fato simples que dava para resolver se torna uma confusão pior que a batida em si, porque muitas vezes partem para agressão física e se alguém está armado a confusão fica ainda maior”, alertou.

Transitolândia

Hoje (8) na parte da tarde, os agentes de trânsito do Município e parceiros levam a transitolândia, a partir das 14h, ao Colégio Israel Pinheiro. Essa é a oportunidade de os alunos aprenderem as regras do trânsito de forma lúdica e compreenderem a responsabilidade e o papel de todos na busca por um trânsito mais seguro e de uma efetiva mobilidade humana.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu