Ligação irregular de água: ruim para quem faz, prejudicial para todos!

Águas de Valadares conscientiza população sobre riscos das ligações clandestinas; e vai lançar uma campanha de autodenúncia para incentivar quem tem ou sabe de alguma ligação irregular a procurar a concessionária
Para redução progressiva dessas perdas, a Águas de Valadares está investindo em tecnologia e inovação. Foto: Divulgação PMGV
quarta-feira, 3 julho, 2024

A Águas de Valadares deu início, a ações para conscientização da população sobre os transtornos causados pelas ligações irregulares de água na cidade (ligações clandestinas – gato na água).

Mais que mostrar que ‘gato e água não combinam’, é crime e rende multa para quem pratica, a proposta é chamar atenção para os diversos problemas que uma ligação clandestina pode causar, inclusive para a saúde.

As ligações clandestinas podem provocar vazamentos na rede pública, comprometer o abastecimento de toda uma região e aumentar os riscos de contaminação da rede, gerando a disseminação de doenças.

Além disso, podem reduzir a pressão da água distribuída, impossibilitando que chegue às caixas-d’água nos imóveis, de forma adequada. Estima-se que em Valadares as perdas de água cheguem a 50% - de toda a água tratada produzida.

Para redução progressiva dessas perdas, a Águas de Valadares está investindo em tecnologia e inovação. Entre as ações está a instalação de sensores de pressão (loggers) em pontos estratégicos da cidade para monitorar, em tempo real, a pressão do abastecimento. 

Através das informações que chegam dos loggers ao Centro de Controle de Operações (CCO), a concessionária consegue monitorar a pressão das redes e identificar vazamentos, de forma rápida e eficiente.

Em outra frente, a concessionária vai lançar uma campanha de autodenúncia que incentivará o usuário que tenha ligação irregular ou suspeite que a água consumida em sua residência tenha origem clandestina, a buscar junto à concessionária através do 08003213001, a regularização, sem aplicação de quaisquer penalidades.

Além disso, pode haver a cobrança do consumo evadido, que é a quantidade estimada de consumo não paga. Gato na água é crime com pena de reclusão de um a quatro anos, e multa.

"É crucial que a população compreenda que as ligações irregulares, feitas por vizinhos ou conhecidos, acarretam prejuízos para todos. A contaminação da água e o desperdício de água tratada impactam toda a comunidade, não apenas quem cometeu a irregularidade. Além das consequências mencionadas, incluindo multa e a cobrança retroativa dos meses fraudulentos conforme o Regulamento dos Serviços, o cliente enfrentará custos significativos para regularizar sua ligação. Por isso, foi estabelecido um prazo (31/07) para que o próprio cliente procure nossa Loja de Atendimento e regularize a situação", explicou o diretor-executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu