KTM/Vale realizam doação de materiais para curso de tapetes de crochê e barbante no Santa Efigênia

O curso realizado no Céu das Artes numa parceria da Prefeitura/SMCELT e Associação de Moradores do Belvedere recebeu nesta tarde material para um ano de atividades; 20 mulheres da comunidade local participam e se capacitam para gerar renda
O material deverá abastecer o grupo para suas atividades durante um ano. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
segunda-feira, 11 dezembro, 2023

Barbantes, linhas, tesouras, agulhas e tecidos para panos de prato. Todo este material foi entregue na última sexta-feira (8) pela KTM Engenharia/Vale à coordenadora de projetos sociais, Lorena Rocha, responsável pelo curso de Tapetes de Crochê e de Barbantes realizado no Céu das Artes, numa parceria com o município, para um grupo de 20 mulheres. O material deverá abastecer o grupo para suas atividades durante um ano.

A doação faz parte da compensação ambiental da obra do viaduto do Belvedere que tem ainda outras frentes para benefício da comunidade local. Além da doação desta tarde, a KTM e a Vale também realizam as obras de revitalização total da quadra do Céu das Artes, a construção de uma brinquedoteca ao ar livre e melhorias na horta comunitária.

À frente do curso de Tapetes de Crochê e de Barbantes, Lorena Rocha comemorou a doação, que prevê também um armário para a organização dos materiais e produção do curso. Ela explica que o curso começou pequeno, com apenas 3 alunas, a partir de um diagnóstico pós pandemia de mulheres que precisavam de renda extra. Mas o alcance foi maior.

“Hoje temos uma turma de 20 alunas, uma fila de espera de mais 20 mulheres e percebemos que a demanda pelo curso também tinha relação com casos de depressão, prevenção de Alzheimer e tentativas de suicídio, então fomos adequando de acordo com a necessidade”, disse revelando a importância e o alcance do projeto para as mulheres da comunidade.

Gerente administrativo da KTM, Geraldo Vítor da Silva, avaliou que “esses materiais para os trabalhos de tapetes em barbante e crochê tem um valor financeiro pequeno, mas em contrapartida o impacto social que esta doação traz é muito relevante porque beneficia um grupo significativo de mulheres e suas famílias”.

Benefícios que a diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura Esporte Lazer e Turismo (SEMCELT), Fernanda Xavier, não abre mão de acompanhar e buscar parcerias para viabilizar. “Como gestores públicos é muito importante termos parcerias como esta, com a KTM Engenharia/Vale, que nos possibilitou apresentar nossos projetos em andamento ou que temos como prioridade para executar afim de atender as demandas da comunidade.

Segundo ela, os materiais hoje doados para o projeto Tapetes de Crochê e Barbante, realizado em parceria com a Associação de Moradores do Belvedere, são de grande importância para a continuidade do curso e benefício das alunas. “As alunas encontraram aqui o apoio que precisavam”, disse.

A aposentada, Rita Vieira Rodrigues, é uma destas alunas. “Depois que aposentei comecei a fazer o curso, há um ano, e comecei a fazer panos para doar para entidades. Antes estava com depressão, muito triste, e agora não quero mais parar”, conta. Para estas mulheres, o aprendizado e a lição que ficam não é apenas a do artesanato. Rita faz questão de frisar que seu prazer é bordar os panos de prato para doar. “Não me importo com o dinheiro, importante é ajudar mesmo”, garante a aluna que quer com sua arte retribuir o apoio que encontrou no curso.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu