Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Inscrições abertas para participar do Seminário e das oficinas do Coletivo Abayomi/GV

Prazo para se inscrever termina nesta terça-feira (12) e as vagas são limitadas!
Estes são os principais objetivos do 1º Seminário do Coletivo Abayomi/GV: Ubuntu – Construindo redes de enfrentamento ao racismo. Foto: Reprodução da Internet
quinta-feira, 7 março, 2024

Pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD); Ministério Público de Minas Gerais; Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE); Secretaria Municipal de Educação (SMED); mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Coletivo Abayaomi/GV e toda a sociedade unida por uma mesma causa: promover diálogos, que estimulem a conscientização e façam com que todos respeitem e aceitem as diferenças, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

image 50

Foto: Divulgação PMGV

Estes são os principais objetivos do 1º Seminário do Coletivo Abayomi/GV: Ubuntu – Construindo redes de enfrentamento ao racismo, que surgiu com a proposta de conscientizar os profissionais da educação básica, em 2023, sobre como enfrentar o racismo nas escolas e, depois, tomou tamanha proporção que extrapolou os muros das instituições de ensino e agora está prestes a transformar a perspectiva, o olhar, o sentimento e a vida de centenas de pessoas, através do conhecimento, da troca de experiências e do empoderamento.

Para isso, serão realizadas mesa redonda, palestras, oficinas, debates, cantoria e momentos culturais. Tudo isso, na quinta-feira (21), das 8 às 18 horas, na Univale. Podem participar profissionais da SMED, da SER, da Univale, indicados pelo Ministério Público, do Coletivo Abayomi GV, de escolas particulares e a comunidade em geral.

As oficinas (de contação de histórias, infância e raça; comunicação social e enfrentamento ao racismo; “de onde eu falo? Branquitude e lugar de fala”; escola de rua- oficina de cultura urbana; povos indígenas: luta antirracista e resistência; o Brasil tem cor: arte, cultura e ancestralidade; boneca Abayomi; combate ao racismo: marcos jurídicos; mobilidade internacional e raça; racismo ambiental: aprender para resistir, militar e transformar; racismo estrutural no direito; impactos do racismo na saúde mental da população negra; memória e ancestralidade: onde está a história do povo negro em Governador Valadares?; saúde e raça; Lei 10.639/03; contos africanos e educação antirracista: que história é essa?) serão realizadas das 14 às 16 horas, e o momento cultural das 16 às 18 horas, também na Univale.

Mas, para participar, é preciso realizar a inscrição, gratuitamente, até terça-feira (12), clicando aqui. Lembrando que após realizar a inscrição, basta ir até o ícone “Atividades” e escolher a oficina do seu interesse. Além disso, as inscrições são limitadas e gratuitas!

Confira a Programação Completa:

8h – Abertura;

8h30 – Mesa Redonda – Letramento Racial – Coletivo Abayomi/GV – Jacqueline Françoa (Graduada em Serviço Social e Direito, Especialização em História da África e do povo negro no Brasil, membra do Coletivo Abaomi/GV); Sabrina Olegário (Graduada em História e Direito, Especialização em Direito Penal e Gestão Pública, membra do Coletivo Abayomi; Ana Sofia Nascimento (estudante do Ensino Médio/IFMG/GV, membra do Coletivo Abayomi); Catarina Rodrigues de Moura (estudante do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Lourdinas, membra do Coletivo Abayomi) e Marlus Rodriques de Moura (estudante do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Lourdinas, membro do Coletivo Abayomi/GV).

9h30- Antidemocracria racial - Me. Evandro Ventura (Graduado em Direito, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais; Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética - BIOGEPE. Promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais);

10h30 - Cantoria Coletivo Abayomi/GV;

10h50 - Educação Antirracista - Profa. Ma. Érika Benigna – Graduada em História, mestra em Gestão Integrada do Território/Univale; pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (NIESD), membra do Coletivo Abayomi/GV; Prof. Dra. Fernanda Cristina de Paula – Doutora em Geografia, docente do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT); pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (NIESD), membra do Coletivo Abayomi/GV;

11h40 - Construindo redes;

14h às 16h- oficinas (vagas limitadas);

16h às 18h - Momento cultural com Alexandre Magno Tomaz, Ramon Gonçalves e Rafaela Afronta

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu