De 04 a 07 de dezembro de 2024, Governador Valadares será palco da II Exposição Especializada do Mangalarga Marchador, promovida pelo Núcleo Mangalarga Marchador do Leste Mineiro com apoio da União Ruralista Rio Doce.
O evento chancelado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) será realizado no Parque de Exposições José Tavares Pereira e reunirá mais de 180 animais provenientes de diversas regiões do Brasil
Ao longo de quatro dias, o público poderá acompanhar julgamentos de marcha, provas funcionais e sociais, com a participação de animais de alta qualidade representando diferentes criatórios do país.
A abertura acontece na quinta-feira (05), às 9h. Os demais dias a programação acontece ao longo do dia.
Aberto ao público em geral, incluindo empresários, produtores rurais, profissionais liberais e apaixonados pelo universo equestre, o evento visa avaliar os animais inscritos em critérios técnicos, ao mesmo tempo em que se consolida como uma vitrine da beleza, funcionalidade e qualidade da raça Mangalarga Marchador.
Além de promover a interação entre criadores de todas as partes do Brasil, a exposição também reforça a importância do Mangalarga Marchador no cenário econômico nacional.
Dados recentes da ABCCMM apontam que o agronegócio do cavalo é um ramo importante na economia, movimentando 16,5 bilhões de reais no Brasil, proporcionando cerca de 3 milhões de empregos, de modo direto ou indireto.
Para o presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Leste Mineiro, Sandro Arosi, o evento é mais do que uma competição: é um ponto de encontro para importantes negócios.
Com mais de 200 anos de história, a raça Mangalarga Marchador, originada no Sul de Minas Gerais, continua a consolidar sua posição como referência no mercado equestre, combinando tradição, funcionalidade e qualidade.