Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Grupo Resgatando Vidas celebra o dia das mães

Encontro reuniu usuários do serviço, na última sexta-feira (9), no próprio Cadef
A última reunião do grupo aconteceu nessa sexta-feira (9), no próprio Centro, e tratou sobre o dia das mães, celebrado ontem (11). Foto: Divulgação PMGV
segunda-feira, 12 maio, 2025

Promover saúde e autoestima, além de solucionar problemas, através do fortalecimento dos laços sociais e de solidariedade entre os usuários do Centro de Atenção ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (CADEF). Estes são alguns dos objetivos do Grupo “Resgatando Vidas” – realizado pela psicóloga Maria Aparecida da Silva e pela pedagoga Munyke Kellen Souza de Almeida Pereira.

A última reunião do grupo aconteceu nessa sexta-feira (9), no próprio Centro, e tratou sobre o dia das mães, celebrado ontem (11). Na ocasião, foram abordados a importância das mães tanto nos momentos positivos quanto nas dificuldades; do carinho, dedicação para com os filhos, dentre outros tópicos relacionados ao tema.

“As terapias são maravilhosas e têm me ajudado bastante! Participo delas há cerca de três anos e tenho aprendido a me conhecer melhor, a entender os meus sentimentos, a resolver meus problemas e questionamentos, além de vencer minha fobia social”, desabafou a usuária Maria da Conceição.

Sentimento este compartilhado por João Carlos da Silva, que há quase dois anos é acompanhado pela equipe do Cadef.

“Esses momentos de terapia comunitária são ótimos, porque nos ensinam como conviver com as nossas limitações, temos a chance de ver exemplos de como solucionar nossas necessidades na prática e sem contar que também temos a oportunidade de ouvir e desabafar, o que nem sempre conseguimos fazer em casa. Gosto tanto dos encontros que faço o possível para participar de todos”, explicou ele.

A atividade, que existe desde 2020, conta hoje com cerca de 60 participantes que se reúnem para debater, trocar experiências e construir, coletivamente, soluções para os desafios do cotidiano, valorizando a sabedoria popular e o suporte social. Além, é claro, de contribuir para a saúde mental e a resiliência dos seus membros.

Durante os encontros, que acontecem quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, a partir das 13h30, também são realizadas dinâmicas. Os temas escolhidos dependem da necessidade e do bem-estar emocional dos envolvidos.  

Lembrando que o grupo é aberto a todos os pacientes que tenham interesse em participar e que frequentam o Cadef. E que o Centro fica na rua São João, 340, Centro.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

17470842601558543043237418250417

Foto: Divulgação PMGV

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu