Navegue pelo conteúdo
Ao longo dos últimos quatro anos, Governador Valadares ganhou um olhar mais apurado com ações complementares de cuidados com cães e gatos no município.
Foram desenvolvidas políticas públicas com atuações que vão desde o combate ao abandono, passando pela identificação e cuidados com a saúde, até o controle populacional dos animais domésticos.
A busca e implementação deste conjunto de políticas públicas partiu do mandato do vereador Alê Ferraz (Novo) em parceria com entidades protetoras dos animais e os órgãos do poder público responsáveis por gerir tais ações na cidade.
Já são nesses quatro anos, mais de 6 mil castrações. Além disso, o grande avanço é a identificação via microchip dos animais domésticos. Somente neste mês de abril, já foram inseridos mais de 300 chips. Neste ano, a meta é ampliar para mais de 10 mil animais castrados em Valadares e região.
Microchipagem é tecnologia do bem-estar animal
A microchipagem dos animais acontece já durante o procedimento de castração. O chip é introduzido de forma indolor nos animais.
A microchipagem dos animais acontece já durante o procedimento de castração. O chip é introduzido de forma indolor nos animais. Divulgação Alê Ferraz
Para o incentivador das ações, o vereador Alê Ferraz, as ações impactaram diretamente na relação entre a cidade e os animais domésticos, principalmente os que viviam em situação de abandono e também aqueles que o tutor responsável não tem condição de arcar com a assistência médica.
O vereador Alê Ferraz em dois momentos: com os insumos utilizados no Castramóvel e ao lado da baia onde um animal castrado repousa. Divulgação Alê Ferraz
“Nosso principal objetivo é garantir a redução do abandono e uma maior conscientização da população para os cuidados com os felinos e caninos e esses resultados já podem ser sentidos como resultados dos programas de atendimento”, destaca o vereador.
“Não é um trabalho fácil de ser desenvolvido. A realidade das políticas públicas para os cuidados com os animais já foi precária em Valadares, havendo pouca ou nenhuma política. Nosso trabalho vem sendo ampliado e com o apoio das entidades e conscientização da população, essa realidade está mudando”, celebra Alê Ferraz.
Segundo o vereador, a busca constante por recursos financeiros junto ao poder público estadual e a empresas privadas que possam ser parceiros dos projetos é uma das tarefas mais difíceis. Somente a partir de 2019, o Governo de Minas atua diretamente como suporte aos municípios nas ações de proteção e bem-estar dos animais domésticos.
“Então, tudo é muito recente. E o meu trabalho antecede ao apoio público. O importante hoje é mostrar que avançamos e a incentivar o poder Executivo a avançar nesse assunto por questões ambientais e de saúde pública”
Destaque nas Políticas Públicas no âmbito municipal
Em 2017, o vereador Alê Ferraz propôs e trabalhou pela aprovação da Lei Municipal 6798/2017, que desde então, garante o uso de microchips para a identificação de animais de grande porte em Governador Valadares. A proposta tem se destacado no cenário nacional.
Mais recentemente, o vereador Alê Ferraz (Novo) também foi o autor de outra importante proposta que é a Lei Nº 7.582/2023, que institui o protocolo CED - Captura, Esterilização e Devolução para cães e gatos de pequeno porte. A partir da lei municipal é que se garantiu a castração e a microchipagem dos animais de rua na cidade.
"Essas medidas demonstram nossa capacidade de implementar políticas públicas que respeitam as necessidades da comunidade e garantem a segurança dos nossos animais. A causa animal em Governador Valadares não é apenas uma pauta na agenda da cidade; é uma realidade que avança a cada dia e, todo país e nós não podemos ficar de fora desse controle. Sigo empenhado em promover e defender ações que tornem nossa cidade um exemplo de cuidado e respeito pela vida animal", conclui Alê Ferraz.
Se liga no ZAP (33) 99963-9067
Se quiser acrescentar que para mais informações da causa animal em Valadares mande msg no WhatsApp do Departamento de Bem-Estar Animal de Valadares (também articulado a criação pelo vereador Alê)
Siga o vereador Alê nas redes sociais
@alessandro_ferraz
(33) 99972-3030