Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Frutifica Mais Valadares chega a PACA

O projeto tem como objetivo estabelecer polos frutíferos no município e viabilizar o desenvolvimento da cadeia produtiva da fruticultura
O Projeto Frutifica Mais já está presente nos distritos de: Córregos do Bernardo, Melquíades, Penha do Cassiano e Paca. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 7 junho, 2024

Ontem foi um dia especial para o casal de produtores rurais do distrito de Vila Nova Floresta (PACA), Jair Soares Pereira e Nívea de Souza Costa Pereira.

Eles receberam 320 mudas de goiaba cortibel do Projeto Frutifica Mais Valadares.

Lançado em março deste ano o projeto é uma parceria da Prefeitura com o SEBRAE, que oferta consultoria e assessoria técnica aos agricultores por meio da empresa Anderson Assis e Frucafé – com sede em Linhares (ES) a empresa é uma referência no setor.

E tem como objetivo estabelecer polos frutíferos no município e viabilizar o desenvolvimento da cadeia produtiva da fruticultura.

Segundo a produtora rural, Nívea Pereira, o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) tem sido essencial para promover um upgrade da produção.

“Desde de 2017 a gente vem plantando hortaliças e com a ajuda da Secretaria do Meio Ambiente vamos acrescentando uma coisa e outra. E como isso melhorou nossa situação. Fizemos as barraginhas que ajudaram a melhorar as pastagens e a aumentar a água da nascente; e com isso a gente pode realizar esse plantio hoje de goiaba que vai agregar mais valor”, contou.

O engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária da SEMA, Pedro Paulo Vilela Barros, destacou o custo-benefício da fruticultura.

“Este pomar no segundo ano estará em plena produção. Cada pé produzirá em torno de 200 quilos de goiaba, o que vai ajudar no aumento de renda da família”, contabilizou.

O Diretor do Departamento de Abastecimento da SEMA, Josimar Correia de Araújo, enumerou os benefícios do projeto.

“Além de diversificar a agricultura; promove a segurança alimentar, já que as frutas têm nutrientes essenciais, vitaminas e minerais. E ajuda na geração de empregos diretos e indiretos na área de produção, transporte, processamento e comercialização”, enumerou.

Atualmente em Valadares, a base da produção de frutas pela agricultura familiar gira em torno do cultivo de banana, abacate, limão, goiaba, laranja, cajá-manga e manga. O Projeto Frutifica Mais já está presente nos distritos de: Córregos do Bernardo, Melquíades, Penha do Cassiano e Paca.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu