Donas da casa própria! Assim as famílias que conquistaram uma unidade habitacional no Residencial Dom Manoel terminam o dia de hoje (8), que marca uma nova etapa em suas vidas.
Elas assinaram hoje com a Caixa Econômica Federal os contratos dos imóveis, e aguardam agora a data da entrega das chaves ainda a ser autorizada pelo Ministério das Cidades.
Valquíria Pereira dos Santos, 41 anos, esperava há 8 anos pelo dia de hoje.
“Este é um momento único na minha vida, um sonho realizado! Só tenho a agradecer a Deus e a todos os responsáveis por tornarem isso realidade”, comemorava enquanto aguardava para assinar o contrato de seu apartamento. A euforia era tanta que ela já fazia novos planos. “Não vejo a hora de poder falar: agora é meu! Estou ansiosa, para colocar o apartamento do meu jeito, para mudar e ser feliz no lar com o qual Deus me abençoou!”.
O aposentado Raimundo da Conceição, 66 anos, trabalhou a vida toda como pedreiro. E o apartamento veio em uma boa hora para o descanso.
O sonho da casa própria se tornou mais palpável há 7 anos, quando ele e a esposa começaram a participar do movimento por moradia em Valadares.
Em dezembro, completará um ano que sua esposa faleceu, e por isso, o apartamento tem hoje ainda mais importância.
“Apesar da perda da minha esposa, ela batalhou para que tivéssemos o nosso cantinho e quero agradecer a todos pelo esforço em nos atender e nos ajudar a realizar este sonho”, disse.
Aos 75 anos, Adalete Maria Coelho de Lana, exala vitalidade e alegria ao comemorar o apartamento que contratou no dia de hoje. Ela deixa para trás o aluguel de R$ 300,00 e ao assinar o contrato do seu apartamento agradeceu:
“Estou explodindo de felicidade e agradeço ao prefeito e a todos da Seplan e do CRAS que me orientaram nesta caminhada, em que chorei, sorri e hoje agradeço”.
Adalete Lana conta com uma renda de um salário mínimo e já projeta novos sonhos. “Quero que meus filhos me ajudem a mobiliar meu novo apartamento”, conta, feliz porque tem agora uma casa própria para receber além dos filhos, 12 netos e 5 bisnetos.
Política para reduzir o déficit habitacional
O secretário de Planejamento, Allan Heringer Rodrigues, fez uma avaliação positiva da política municipal de habitação.
“A Prefeitura, desde o início dessa gestão, vem investindo muito no Programa Municipal de Habitação e por meio deste investimento é que está sendo possível a entrega de mais um residencial”, ressaltou citando que outros residenciais já foram entregues pela gestão e que o município está em fase de contratação de novas unidades para que sejam construídas e entregues nos próximos anos.
Rodrigues destacou ainda que “Valadares é uma cidade com déficit habitacional muito alto e por isso a política habitacional é uma das melhores políticas públicas que um governo pode estabelecer, para que possamos reduzir este déficit”.
A assinatura dos contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida é etapa precedente à entrega, às famílias contempladas, dos 240 apartamentos que compõem o Residencial Dom Manoel, localizado no bairro Santos Dumont 2. A entrega das chaves será posteriormente agendada. As famílias beneficiadas integram os núcleos de sem-casa da cidade e possuem renda familiar de até R$ 2.600,00.
Características do Residencial Valadares
- 15 blocos com 16 apartamentos cada, distribuídos em 4 andares;
- Unidades passíveis de adaptação para pessoas com deficiência e idosos: apartamentos térreos ;
- Cada unidade conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço;
- Equipamentos coletivos: playground, salão de festas, 240 vagas para estacionamento.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social