A sabedoria popular nos traz que plantar uma árvore é uma recomendação para a vida, o que representaria um verdadeiro legado para as futuras gerações. E na manhã de ontem (21), os alunos da Escola Estadual Nacle Miguel Habib puderam viver essa experiência no Mirante do Caxinguelê, na subida para o Pico da Ibituruna, tornando-se protagonistas no cuidado com meio ambiente.
No dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia da Árvore e, aproveitando esse ensejo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Tiro de Guerra 04-007 e Brigadistas Florestais convidaram os alunos do 6º ano da Escola Estadual Nacle Miguel Habib para o plantio simbólico de 30 árvores. Dentre as espécies que foram plantadas estão o pau brasil, pata de vaca, pitanga, ipê rosa e amarelo, urucum, pau-formiga e jacarandá.
A aluna Maria Marcela Sampaio Rocha, de 11 anos, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e revelou toda sua satisfação em participar da experiência. “Eu acho muito importante essa experiência junto ao meio ambiente, principalmente porque estamos proporcionando mais lugares para os animais morarem, mais refresco para a gente, porque esses são alguns dos benefícios que as árvores nos trazem. Essa é a primeira vez que realizo um plantio e amei a experiência”.
A gerente do Monumento Natural Estadual do Pico da Ibituruna/IEF, Rosane Nalon, destacou a importância da celebração desse dia. “Estamos comemorando a semana florestal e, especialmente hoje, é comemorado o Dia da Árvore. Celebramos esse dia para lembrar a todas as pessoas da importância de se conservar esse recurso natural, pois é a árvore que nos dá sombra, que nos dá alimento, que provê o alimento para os animais. Infelizmente, nesse período crítico, a gente sofre com os incêndios florestais que às vezes acabam queimando as nossas árvores. Então esse plantio é muito importante para nos lembrar da necessidade de preservação desse recurso. Por isso estamos aqui no maior ponto turístico da cidade para o plantio de várias mudas nativas da nossa Mata Atlântica”.
O engenheiro agrônomo da SEMA, Marlon Coelho, destacou a importância de ações como essa para promover a conscientização em relação à preservação ambiental. “Realizamos essa ação desde de 2017 e, desde então, sempre estamos implementando propostas como essa e dando mais visibilidade para a necessidade de se preservar a natureza. Estamos em um monumento natural e, com o apoio de todos esses parceiros, estamos tentando fomentar essa preservação, como é o caso do plantio simbólico de árvores”.
Além do plantio de mudas, o Departamento de Turismo da SMCELT promoveu uma blitz educativa, com a distribuição de cartilhas com orientações sobre a prevenção de acidentes e rotas de segurança durante a subida ao Pico da Ibituruna. Nessa perspectiva, a diretora do Departamento, Betinna Tassis, reiterou a importância da preservação da Ibituruna e a conscientização dos motoristas quanto à subida. “Para o turismo é muito importante que a natureza seja preservada. Nós apoiamos a ação da SEMA e viemos para contribuir, informando sobre como descer e subir a Ibituruna e sobre a rota de segurança, para que o lazer não se torne uma tragédia. Estamos juntos para potencializar a preservação do nosso monumento natural”, disse.
SECOM/GV
21/09/2023