Na manhã desta segunda-feira (29), o major Adelson Bento, diretor da Defesa Civil de Governador Valadares, esteve em Baguari para um encontro com assessores da usina hidrelétrica (UHE) instalada naquele distrito.
É que no início do mês de maio serão instaladas no distrito e suas imediações placas sinalizadoras com orientações aos moradores sobre como agir em caso de desastres envolvendo a represa de Baguari.
Embora se trate de uma possibilidade remota, todas essas medidas, que, além das placas, incluem um treinamento com os moradores, visam a aumentar e garantir a segurança da população local.
“A mancha de inundação calculada atinge apenas duas ruas da parte baixa do distrito e algumas outras áreas da zona rural, e não ultrapassa os 30 centímetros.
Vamos sinalizar todas as rotas de fuga, que já foram traçadas, e pontos de encontro onde as pessoas poderão se reunir para receber apoio e socorro – tudo para assegurar a segurança da comunidade.
Na quinta-feira (2), serão instaladas as placas e, dia 29 de maio, haverá treinamento com a população, durante o qual simularemos uma situação de emergência com orientações sobre as atitudes a serem tomadas em caso de rompimento das estruturas da barragem”, explicou o major Adelson.
Micheline Fialho, coordenadora ambiental da UHE Baguari, também falou a respeito do trabalho realizado.
“Hoje, estamos fazendo o reconhecimento dos pontos onde serão instaladas as placas de rotas de fuga e pontos de encontro do Plano de Ação de Emergência da UHE Baguari.
No caso de um rompimento, que é pouco provável que aconteça já que a barragem é muito segura e monitorada 24 horas por dia, com a instalação das placas e disseminação de informações, a população terá sua segurança garantida.
Já existem três sirenes de segurança instaladas: uma dentro da usina e, outras duas, no distrito. No caso de emergências, as sirenes serão acionadas e a comunidade deverá se deslocar para os pontos de encontro que estão sendo demarcados, que são espaços definidos como áreas de segurança, distantes da área de inundação.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares