O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realiza amanhã (6), às 12h, uma blitz educativa para marcar o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
A ação acontecerá em frente à sede do CREAS, na rua Olegário Maciel, S/N, quase esquina com rua Afonso Pena, Centro. Serão distribuídos laços brancos para os homens que passarem pelo local.
Segundo a técnica referência do CREAS, Shirley Fátima de Freitas Costa, os casos mais comuns sofridos pelas mulheres são de violência física e psicológica. Nos últimos três meses, ela disse que o CREAS contabilizou quase 300 casos, sendo a maioria já com medida protetiva da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
Ela pontuou que as denúncias também chegam por parte de outros atores do Sistema de Garantia de Direitos, como os CRAS, Fórum e Defensoria Pública, além das demandas espontâneas.
Para todos esses casos, a conscientização é a arma mais importante. “A dificuldade é romper com este círculo da violência. A maioria das mulheres têm medo ou se sente culpada pela situação em que se encontram e, em contrapartida, os homens não entendem ou aceitam que, nesses casos, o homem é sempre o ser violento”, lamentou Shirley Costa, citando todos os esforços empenhados para o enfrentamento da violência contra mulheres.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social