O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inicia amanhã (11) a 1ª Capacitação para Educadores de Medida Sócio Educativa de Prestação de Serviço à Comunidade.
Das 14h às 17h30, representantes de 150 instituições, parceiras do município no acolhimento e acompanhamento de adolescentes em situação de ato infracional no cumprimento de medida sócio educativa em meio aberto, participarão desta primeira etapa que acontece no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), centro.
Atualmente, 100 adolescentes, entre 12 e 21 anos, cumprem medida sócio educativa, por meio da Prestação de Serviços à Comunidade.
A pedagoga do CREAS, Jessika Rocha de Moura, conduzirá a capacitação. Ela explica que por meio da Prestação de Serviços à Comunidade são trabalhadas a sócio educação e a ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa.
“O educador é o representante desta instituição parceira que irá aprender como lidar com o adolescente na instituição”, disse. E ressalta que “esta é uma tarefa compartilhada na qual a prestação de serviços à comunidade é importante ferramenta para a promoção da responsabilidade social e reintegração e desenvolvimento destes adolescentes”, afirma. Jessika Moura cita ainda que a prestação de serviços acontece com atividades diversificadas com impacto positivo não apenas para os adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa em meio aberto, mas também para toda a comunidade.
Entre as instituições parceiras estão ONGs, escolas e igrejas. A segunda etapa da capacitação acontecerá no dia 11 de julho, das 8h às 12h, no auditório da Superintendência Regional de Ensino (SER) de Governador Valadares, no 6º andar da Galeria Wilson Vaz, centro da cidade.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares