Uma comitiva da Associação Mineira de Municípios (AMM), do qual o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius é presidente, esteve em Valadares na tarde desta quinta-feira (9) para conhecer as instalações do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Dilermando Dias Miranda (CRAEDI).
O convite, que partiu do prefeito de Valadares, André Merlo, teve por objetivo fortalecer e melhorar o trabalho que já é realizado nas salas de aula de Fabriciano.
Já a visita, faz parte da ação “AMM nas micros” – que tem como uma das missões apoiar as pautas específicas de cada região do Estado e, segundo o prefeito de Fabriciano e presidente da AMM, Dr. Marcos Vinícius, um dos grandes desafios dos 853 municípios mineiros é a educação inclusiva, que necessita de um olhar e um cuidado especial, não só com as crianças, mas também com os familiares. “Quando comentei com o prefeito André que eu e minha equipe iriámos até Vitória, no Espírito Santo, para conhecer um espaço voltado para a educação inclusiva, ele me questionou para que ir tão longe, se aqui em Valadares tem um equipamento deste tipo. Estou andando por todo Estado e, nesse estilo aqui, eu não encontrei em lugar nenhum. Confesso que estamos todos encantados com o CRAEDI; tanto em relação à estrutura física quanto equipamentos e profissionais. E digo mais: o CRAEDI não é referência só para o leste de Minas, não, é um exemplo nacional!”, declarou ele.
Outro que era só elogios para o Centro, foi o Secretário de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra. “O nosso índice de estudantes com deficiência passa de 1.100 e estamos procurando casos exitosos, e vocês são um deles, para aprender e levar para nossa cidade. Já temos um grande avanço, mas sabemos que precisamos avançar ainda mais. O que vi no CRAEDI superou minhas expectativas; eu nunca tinha visto um programa específico para o público de Altas Habilidades, por exemplo, e aqui fiquei conhecendo e achei bacana demais! Outra coisa que só vi aqui, foi esse balanço adaptado, no qual os pais podem sentar-se com a criança. Recebo vários catálogos com brinquedos voltados para crianças com necessidades especiais e nunca vi nada igual!”, explicou.
A coordenadora de Educação Inclusiva de Fabriciano, Thaís Vidal, também parabenizou o município de Valadares pelo equipamento de excelência. “Através dessa visita foi possível perceber o zelo e o cuidado que a Prefeitura trata as crianças com algum tipo de deficiência, bem como o apoio que dão aos familiares delas. Se preocupam com cada detalhe, desde a estrutura física até a formação, aliada à prática de atividades pedagógicas voltadas para a necessidade de cada uma”, afirmou ela.
O prefeito André Merlo, mostrou, junto com a coordenadora do CRAEDI, Patrícia Cancilieri, que atualmente o Centro de Referência cumpre bem o seu papel de incluir, acompanhar, apoiar e educar, de forma lúdica. “Antigamente, o Centro era muito mal instalado, funcionava em um lugar alugado, onde não tínhamos acessibilidade e só conseguíamos atender 150 alunos. Agora são mais de 1.100 crianças que vão para as escolas e depois recebem apoio, atenção, carinho e o acompanhamento necessário no CRAEDI”, contou Merlo.
E todo o empenho e compromisso desta gestão com a educação é visível em cada sorriso, abraço, gesto e conquista. Keiliane Rodrigues é mãe do pequeno Calebe, de 4 anos, diagnosticado como autista não-verbal quando ainda tinha 2 anos de idade. Ela conta que antes de frequentar o CRAEDI, Calebe não tinha autonomia e tampouco independência, mas hoje tudo mudou. “Quem via o Calebe antes de vir para o CRAEDI, não o reconhece. Ele andava na ponta dos pés, não comia sozinho, não falava e ainda tinha medo de entrar sozinho na piscina. Agora ele já fala algumas palavras e mudou completamente o comportamento. Ele é outra criança. Só tenho que agradecer a Deus, ao prefeito, ao secretário de educação e a todos que desenvolvem esse trabalho maravilhoso na educação de Valadares por essa vitória – que é de todos nós!”, falou, emocionada.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social