Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Conservação das bocas de lobo precisa do apoio da população

Estruturas permitem o escoamento das águas pluviais e são essenciais para a prevenção de inundações, causadas por seu entupimento
O período chuvoso se aproxima e a Prefeitura está trabalhando para aprimorar as drenagens pluviais, evitando inundações e alagamentos nas vias de nossa cidade. Foto: Divulgação PMGV
quarta-feira, 26 junho, 2024

O período chuvoso se aproxima e a Prefeitura está trabalhando para aprimorar as drenagens pluviais, evitando inundações e alagamentos nas vias de nossa cidade.

As bocas de lobo (BL) desempenham um papel fundamental no escoamento das águas provenientes das chuvas, pois coletam e direcionam as águas pluviais para as redes de drenagem, evitando, assim, enchentes e alagamentos. 

Para que as bocas de lobo tenham um funcionamento adequado, se fazem amplamente necessários os serviços de manutenção, limpeza e desobstrução dessas estruturas.

Por isso é que as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) realizam um trabalho de manutenção preventiva em diversos pontos da cidade.

A limpeza consiste na retirada manual de todos os sedimentos encontrados na BL por equipes formadas de quatro colaboradores.

Caso a limpeza manual não seja possível, é acionado o caminhão hidrojato, que realiza a limpeza por meio de jateamento de água e sucção.

O engenheiro civil responsável pelas limpezas de BL da cidade, Cristiano Kuhlkamp de Carvalho, conta que as equipes de trabalho encontram realidades surpreendentes a cada BL aberta. 

“Já encontramos, em alguns casos pedaços de madeira, sacos cheios de lixo, galhos de árvore e até animais mortos. Mas, mesmo nessas situações desagradáveis, as equipes necessitam entrar na estrutura para realizar o serviço”, finalizou.

São comumente encontrados muitas folhas, papel, sacos plásticos e garrafas pet, proveniente de lixo dispensado nas vias públicas. Por isso, contamos com a ajuda da população, evitando jogar lixo nas ruas e até mesmo diretamente nas bocas de lobo. Todos precisamos colaborar.

Os moradores das regiões que recebem os serviços reconhecem o trabalho de quem limpa as bocas de lobo. Jair Dias, aposentado, afirma que “esse pessoal tem um trabalho danado. Aqui nessa Rua dos Ipês, no Altinópolis, desce um rio de terra quando chove. Lava a rua todinha e, aí, a sujeira vai toda para a boca de lobo. O trabalho que eles fazem é muito bom. Ajuda a gente demais”, declarou Jair.

O vendedor ambulante Orlando Alves compartilha da opinião de Jair e destaca a importância da limpeza para a saúde dos moradores.

“A limpeza de bocas de lobo é muito importante para a nossa rua. Nessa época do ano a gente sofre muito com insetos, baratas e ratos, e essa limpeza ajuda bastante na conservação da rua e na preservação da saúde da população”, afirma.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu