A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) informa que, em razão da onda de calor que atinge várias regiões e cidades do país, incluindo Governador Valadares, nesta quarta-feira (15), feriado, o Centro Pop que atende pessoas em situação de rua, manterá seu funcionamento normalmente, das 7h às 18h. O objetivo é assegurar condições para que os usuários possam acessar por demanda banhos ou mesmo o consumo de água para prevenir riscos de desidratação.
Criado em Valadares em 2011, o equipamento integra uma rede de serviços e políticas públicas de atenção e resgate da cidadania das pessoas em situação de rua. Está localizado à Praça Doutor João Paulo Pinheiro, 122, em frente à Estação Ferroviária, na área central da cidade, sendo um local de fácil acesso.
O serviço desempenha várias ações, entre elas:
- Acolhimento: é feito primeiramente pelo educador social que permanece na recepção do serviço, colhendo informações sobre a situação do usuário (primeira abordagem). Logo após é feita entrevista social pelos técnicos do serviço para identificação da demanda e posteriores encaminhamentos.
- Higienização: pode ser realizada durante todo o dia até as 17h00
- Guarda de Documentos: o centro oferece o serviço de guarda de documentos a todos os usuários que sentirem necessidade de guardarem seus documentos em local seguro para evitar a perda/extravio dos mesmos.
- Escuta Social: é realizada na entrevista social quando o usuário chega ao Centro POP e/ou quando o mesmo sente necessidade de partilhar alguma dificuldade com os técnicos do serviço, são realizados pelos estagiários de psicologia com supervisão da técnica.
- Contatos com familiares residentes na cidade de origem do usuário.
- Contatos com a rede de serviços do município: Saúde, Assistência Social, Previdência social, Cultura, Lazer entre outros - quando necessário.
- Realização de Oficinas Socioeducativas (Oficina Artes, participação Social; Assembleia; Roda de conversa (abertas junto a rede); momento Mulher; Oficinas temáticas (de acordo com o calendário), com o público assistido.
- Encaminhamento à Rede Socioassistencial (Acolhimento para Adulto e famílias, Apoio ao Migrante) e de Saúde (CAPS AD, CAPS 2, Consultório na Rua, Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde) do Município e Região.
- Encaminhamento para Comunidade Terapêuticas.
- Visita a usuários que estão em Comunidades Terapêuticas e Familiares.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social