Centro Pop atenderá amanhã em razão da onda de calor

Apesar de ser feriado, pessoas em situação de rua poderão buscar atendimento, normalmente, para banhos e consumo de água, prevenindo riscos de desidratação
O Centro Pop que atende pessoas em situação de rua, manterá seu funcionamento normalmente, das 7h às 18h. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 14 novembro, 2023

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) informa que, em razão da onda de calor que atinge várias regiões e cidades do país, incluindo Governador Valadares, nesta quarta-feira (15), feriado, o Centro Pop que atende pessoas em situação de rua, manterá seu funcionamento normalmente, das 7h às 18h. O objetivo é assegurar condições para que os usuários possam acessar por demanda banhos ou mesmo o consumo de água para prevenir riscos de desidratação.

Criado em Valadares em 2011, o equipamento integra uma rede de serviços e políticas públicas de atenção e resgate da cidadania das pessoas em situação de rua. Está localizado à Praça Doutor João Paulo Pinheiro, 122, em frente à Estação Ferroviária, na área central da cidade, sendo um local de fácil acesso.

O serviço desempenha várias ações, entre elas:

  1. Acolhimento: é feito primeiramente pelo educador social que permanece na recepção do serviço, colhendo informações sobre a situação do usuário (primeira abordagem). Logo após é feita entrevista social pelos técnicos do serviço para identificação da demanda e posteriores encaminhamentos.
  2. Higienização: pode ser realizada durante todo o dia até as 17h00
  3. Guarda de Documentos: o centro oferece o serviço de guarda de documentos a todos os usuários que sentirem necessidade de guardarem seus documentos em local seguro para evitar a perda/extravio dos mesmos.
  4. Escuta Social: é realizada na entrevista social quando o usuário chega ao Centro POP e/ou quando o mesmo sente necessidade de partilhar alguma dificuldade com os técnicos do serviço, são realizados pelos estagiários de psicologia com supervisão da técnica.
  5. Contatos com familiares residentes na cidade de origem do usuário.
  6. Contatos com a rede de serviços do município: Saúde, Assistência Social, Previdência social, Cultura, Lazer entre outros - quando necessário.
  7. Realização de Oficinas Socioeducativas (Oficina Artes, participação Social; Assembleia; Roda de conversa (abertas junto a rede); momento Mulher; Oficinas temáticas (de acordo com o calendário), com o público assistido.
  8. Encaminhamento à Rede Socioassistencial (Acolhimento para Adulto e famílias, Apoio ao Migrante) e de Saúde (CAPS AD, CAPS 2, Consultório na Rua, Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde) do Município e Região.
  9. Encaminhamento para Comunidade Terapêuticas.
  10. Visita a usuários que estão em Comunidades Terapêuticas e Familiares.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu