O Maio Amarelo chega em sua última semana. Mas se engana quem pensa que as ações se limitam apenas ao presente mês. Os diversos parceiros da campanha darão continuidade ao trabalho, levando conscientização e orientações onde mais precisa ao longo do ano.
Nessa perspectiva, o diretor do Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário (DTSV) da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Messias Rocha, reitera a importância da campanha para a cidade.
“O Maio Amarelo nos traz uma perspectiva de que vale a pena, cada vez mais, investir no compromisso por um trânsito mais seguro. As ações, mediante o engajamento dos parceiros, trazem para o valadarense uma sensação de segurança, além de restaurar a ordem. E ainda que os munícipes não percebam, todo esse aparato que envolve as instituições envolvidas no trânsito, a sinalização, operação e fiscalização é que permite que todos cheguem em sua casa, trabalho, escola ou no lazer, através do transporte público ou particular, com a segurança que todos almejam do poder público”, destacou.
E para reaquecer os motores dos parceiros, a semana está recheada de ações, com a realização de palestras, blitzen, simulação e ações em prol da redução de acidentes de trânsito. Confira a programação:
Terça-feira (27/05):
7h - Palestra para os funcionários da Construtora CRO (Rua Dr. Manoel Rodrigues, 56 - Santos Dumont).
9h - A Rede HG, com o apoio de parceiros, realiza a blitz educativa “Segurança no trânsito começa na mente”, no posto Século XXI (rotatória do Altinópolis).
Quarta-feira (28):
7h30 - Simulação de acidente e blitz educativa na sede da concessionária Águas de Valadares.
9h - Crianças da creche Gente Inocente realizam visitam à Motomol.
10h - A Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma E Emergência da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) realiza, com o apoio dos parceiros, a palestra educativa “Consciência com Ciência: Dinâmica da Velocidade no Trânsito”. Na oportunidade, o perito criminal Valdir de Jesus, o Tenente PM Otávio, o agente de trânsito Farley Henrique, e o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Regional, Heverton Nunes, trazem uma imersão provocadora e educativa sobre os impactos da velocidade no trânsito, com análises, experimentos e discussões interativas. O evento acontece no Auditório A – Univale Campus I (Rua José Lemos, 695 - Vila Bretas).
Quinta-feira (29):
19h30 – Palestra educativa na Escola Estadual Cecília Meireles.
Sexta-feira (30):
9h - Encerramento das ações de conscientização no Terminal Rodoviário de Governador Valadares sob a condução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – escritório de Valadares, e parceiros.
9h30 – Blitz educativa no UBS do bairro São Paulo.
Vale lembrar que, ao longo da semana, a programação pode sofrer alterações.
Saiba mais sobre a campanha
O Maio Amarelo - movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito – traz, neste ano, como tema “Desacelere, seu bem maior é a vida" e, pela primeira vez, propõe um subtema “Mobilidade humana, responsabilidade humana”. A campanha é um verdadeiro convite à reflexão e à mudança de comportamento, promovendo ações efetivas num compromisso com a vida. E para que isso reflita nas ruas, o envolvimento dos diversos parceiros da campanha, ao longo deste mês, é fundamental. Por isso o movimento promove uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social