CAAI realiza evento nesta sexta (10) para celebrar o idoso

Com diversos parceiros, CAAI promove uma manhã de serviços, orientações e lazer para idosos na Praça de Esportes; evento também pretende sensibilizar população para a importância do cuidado com a pessoa idosa e a garantia de seus direitos
O envelhecimento da população é um fenômeno mundial. Foto: Reprodução da Internet
quinta-feira, 9 novembro, 2023

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo de 2022 revelam um envelhecimento recorde da população desde 2010. Num intervalo de 12 anos, o crescimento da população com 65 anos ou mais foi de 57,4%. Essa parcela de brasileiros representa, aproximadamente, 11% da população do país.

E Governador Valadares segue a tendência, que também é de Minas Gerais, um dos Estados com maior número de idosos no Brasil. Os dados, ainda do censo de 2010, já apontavam que a população idosa no município crescia a cada ano. Em 2011, o número de idosos na cidade era de 30.780, o que correspondia a 11,7% do total de habitantes, representando aumento de dois pontos percentuais em 11 anos e uma média de 850 novos idosos a cada ano, naquele período.

Atenta a isso, a Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso (CAAI) promove amanhã (10), das 9h às 12h30, um evento na Praça de Esportes, no Centro. O objetivo é mobilizar e informar a população idosa sobre seus direitos e o universo de serviços e espaços que podem acessar e que, muitas vezes, o próprio idoso desconhece. “Realizar eventos específicos para a pessoa idosa, com orientações sobre os cuidados com a saúde física, mental e social se faz necessário para que eles tenham melhor qualidade de vida e possam desfrutar de uma vida longa com respeito aos seus direitos”, informou a coordenadora da CAAI, Dirce Albino.

A ação é também uma forma de resgatar o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e sensibilizar a população em geral acerca da participação e espaços que as pessoas idosas ocupam cada vez mais. Dirce Albino ressaltou, no entanto, que ao falar da presença da pessoa idosa na sociedade é importante também trazer informações e reflexões de um lado negativo que ainda precisa ser superado.

Segundo ela, nem tudo são flores ao se falar de direitos. E lembra os tristes casos de violação dos direitos da pessoa idosa no município. “A CAAI recebe uma média de três denúncias por semana. A maioria é relativa a abandono, violência financeira e psicológica. Os casos são encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território a que estão atrelados para verificação da denúncia. Caso seja confirmada a denúncia, segue encaminhamento para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde são tomadas todas as providências cabíveis”, explica. Para os casos da mulher idosa, Dirce Albino conta também com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que é mais um parceiro para proteger a mulher idosa.

Segundo o CREAS, o número das denúncias, que também podem ser feitas no equipamento, cresce a cada dia. Considerando todos os órgãos habilitados para recebimento de denúncias de violência contra a pessoa idosa, como também o Ministério Público, a Defensoria Pública, e a Delegacia da Mulher, o CREAS revela que as denúncias chegam a mais de 200 por ano.

Evento na Praça

O evento acontecerá na quadra da Praça de Esportes e contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, com atendimento de imunização, serviço de corte de cabelo, atendimento de equipes do INSS, da Associação dos Advogados de Governador Valadares (AADVOG), da Equovila, do SESC/SENAC, e das instituições de ensino superior Unipac, UFJF/campus Governador Valadares e Univale, com orientações pelos acadêmicos dos cursos de nutrição, psicologia, fisioterapia, enfermagem e outros. Ainda estarão presentes representantes de movimentos sociais e equipes da Secretaria Executiva dos Conselhos e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Programação Completa

8h30 às 11h - imunização

8h50 - Abertura solene

9h às 9h20 - Apresentação dos Grupos de Idosos dos CRAS

9h20 às 9h50 - Apresentação do Grupo Terceira Idade Comunidade Viva em Ação

9h50 às 10h20 - Apresentação do Grupo Vencedores do Tempo

10h20 às 10h50 - CBMMG e Grupo Sênior/Acidentes domésticos

10h50 às 11h10 - PMMG/Segurança no trânsito e outros

11h30 às 12h30 - Show em homenagem aos idosos

8h30 às 12h30 - Serviços e atividades

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu