CAAI promove manhã dedicada à terceira idade

O evento, realizado na Praça de Esportes, contou com apresentações, orientações e diversos serviços
A Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso (CAAI) promoveu na manhã de hoje (10) o Dia do Idoso. O evento aconteceu na Praça de Esportes. Foto: Divulgação Secom PMGV
sexta-feira, 10 novembro, 2023

O Dia Internacional do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro, mas todo dia é dia para acolher, cuidar e orientar nossos anciãos. Pensando nisso, a Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso (CAAI) promoveu na manhã de hoje (10) o Dia do Idoso. O evento aconteceu na Praça de Esportes e contou com apresentações de diversos grupos da terceira idade, palestras com orientações, além de diversos serviços voltados para essa faixa etária.

A ação teve a participação da Secretaria Municipal de Saúde, com vacinação, serviço de corte de cabelo, atendimento de equipes do INSS, da Associação dos Advogados de Governador Valadares (AADVOG), da Equovila, do SESC/SENAC, e das instituições de ensino superior Unipac, UFJF/campus Governador Valadares e Univale, com orientações pelos acadêmicos dos cursos de nutrição, psicologia, fisioterapia, enfermagem e outros. Também estiveram presentes representantes de movimentos sociais e equipes da Secretaria Executiva dos Conselhos e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A coordenadora do CAAI, Dirce Albino, contou que as atividades extras ajudam os idosos a se sentirem mais valorizados. “Tendo um dia dedicado para eles faz com que se sintam mais importantes, mais especiais, por serem lembrados. A gente vê isso, como eles estão felizes, participando, querem estar lá na frente, mostrando o que sabem fazer, então, é muito bacana. A gente se preocupa muito com o psicológico deles porque eles sofrem com muitas questões sociais, econômicas, de saúde, por isso, nesse dia, a gente quer que eles se esqueçam um pouquinho de tantos problemas e se divirtam”, declarou.

A primeira-dama Andrea Merlo representou o prefeito André Merlo, que estava participando de outro evento. “André não consegue fazer nada sozinho. Quero agradecer a todos os servidores e instituições aqui presentes. Todos trabalhando com o mesmo propósito de dedicação, de carinho e atenção para vocês terem essa manhã alegre. ”, concluiu.

Para a coordenadora dos projetos de extensão da Univale voltados para a pessoa idosa (Univale na Praça e o Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerintologia), Geane Alves Dutra, o envelhecimento precisa de uma abordagem multidisciplinar. “Nós estamos aqui hoje com nove cursos de graduação da Univale, entre eles, enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, entre outros, para dar orientações sobre saúde e promover qualidade de vida e bem-estar de forma ampliada. Estamos com serviços de impedância, massagem, orientações nutricionais, aferição de dados vitais e avaliação da saúde geral”, enumerou.

Quem passou pelo local acabou contagiado com a animação e alegria dos participantes. Mesmo no auge dos seus 71 anos, a faxineira aposentada Lucilia Genária dos Santos não sabe o que é parar. Ela não só faz aulas de alongamento e hidroginástica na Praça de Esportes, como também faz alongamento, dança, coral e trabalho manual no Sesc. “Acho muito válidos esses eventos voltados para a gente. Sempre que sei de um, vou. Hoje, aqui, já fui na massagem, já participei do jogo da memória sobre alimentação. Já vi que minha pressão tá ótima, meu coração também; só o peso que está um pouquinho acima”, contou.

Membro do grupo da terceira idade Comunidade Viva em Ação, a também faxineira aposentada Antônia Soares, de 70 anos, era uma das mais animadas. “A gente tem que animar, né? Não pode ficar só parado em casa, só pensando na dificuldade da vida.  Isso causa muita doença. Falo sempre para esses idosos: não fiquem encostados nos cantos porque quem fica encostado nos cantos é vassoura. Nós não somos vassouras. Se nós temos vida, nós temos que ter atividade no nosso dia a dia. Nunca fui tão feliz como sou hoje”, revelou.

Quem vê a animação da funcionária pública aposentada Marianita Maciel Massariol, não diz que ela já está com 90 anos. “Eu penso que eu tenho até 60, pela alegria que eu tenho, mas já são 90. Eu sou apaixonada por participar desses grupos que eu frequento. Aqui, é só alegria, alegria, alegria! Participo desde que começou o grupo e é uma bênção de Deus na minha vida, me ajuda muito”, declarou e já começou a dançar escutando a música do coral.

A dona de casa Tereza Batista Cordeiro, de 75 anos, faz aulas de hidroginástica e estética no Centro Esportivo da Univale e estava toda empolgada com os serviços oferecidos. “Esse é o primeiro evento deste tipo que estou participando. Tô adorando, achando tudo ótimo! Todo mundo agradável. Já fiz argiloterapia e agora vou fazer a massagem. Tudo que há de bom!”, comemorou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu