Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Alunos de odontologia da Univale visitam Museu da Cidade

Foi ministrada uma aula in loco sobre a evolução da odontologia a partir do acervo da instituição
O professor mestre Victor Gavina ministrou na tarde desta quarta-feira (8) uma aula in loco no Museu da Cidade, que possui uma grande coleção de peças relacionadas ao assunto, como cadeiras e instrumental odontológico antigo. Foto: Divulgação Secom PMGV
quarta-feira, 8 novembro, 2023

Quando se vai hoje ao dentista, graças à anestesia e outros recursos que garantem nosso conforto, poucos se lembram ou imaginam como era sofrida uma simples dor de dentes nos primórdios da odontologia. Antigamente, e poucos também sabem disso, eram os barbeiros quem realizavam extrações dentárias – isso mesmo, extrações, já que esse era o único recurso para se livrar de um incômodo dessa natureza. Os antigos, sem alternativa, se viam obrigados a se entregar aos braços e mãos fortes daqueles profissionais sem formação acadêmica, já que os próprios médicos e físicos da época, com receio da complexidade e riscos do trabalho, evitavam realizá-lo.

Pensando em apresentar aos 21 alunos do primeiro período curso de odontologia da Univale um pouco da história dessa ciência, o professor mestre Victor Gavina ministrou na tarde desta quarta-feira (8) uma aula in loco no Museu da Cidade, que possui uma grande coleção de peças relacionadas ao assunto, como cadeiras e instrumental odontológico antigo.

“O objetivo da nossa visita é realizar uma aula mais interativa para que os alunos possam visualizar a história da odontologia por meio do contato com as peças expostas permanentemente aqui no Museu da Cidade, que mostram um pouco da evolução da área, como instrumentos, cadeiras etc. Nesta aula é abordada a evolução da odontologia desde o Brasil colônia até os dias atuais, com o reconhecimento dessa ciência da saúde como profissão ensinada em instituições de ensino superior. Hoje, a odontologia evoluiu tanto que temos cerca de 21 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia e ela avança a cada dia em termos tecnológicos e científicos”, explica o professor Gavina.

“O professor Victor nos trouxe para uma experiência muito bacana porque pudemos apreciar aqui no museu os primeiros utensílios odontológicos – e isso agrega muito valor ao nosso conhecimento pois podemos ver como a odontologia evoluiu ao longo do tempo. Aprendemos bastante e tivemos a oportunidade de sair um pouco da rotina da sala de aula e conhecer este espaço, que eu não conhecia porque sou de fora. Foi uma vivência muito válida e produtiva”, comenta o universitário Eduardo Fernandes.

O Museu da Cidade fica na rua Prudente de Morais, 711, Centro. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e, aos sábados, de 9 às 13h. 

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu