Na tarde de ontem (24), cerca de 20 alunos da turma de zero a cinco anos da Escola Novo Saber visitaram pela primeira vez a Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi.
O tour, guiado pelo gestor da biblioteca, Júnior Batista, conta um pouco da história da biblioteca, além de chamar a atenção para determinados títulos, quadros e esculturas.
Durante a visita pelo acervo, as crianças tiveram contato com apetrechos indígenas, receberam explicação sobre as obras de arte expostas no Centro Cultural Nelson Mandela, assistiram ao filme sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo e realizaram atividades lúdicas.
Foto: Divulgação PMGV
Ao final do passeio, os pequenos puderam levar as pinturas que fizeram dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo para compor seus portfólios na escola.
Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de mais de 110 mil exemplares. Entre eles, há livros em Braille, e o Cantinho Valadarense, destinado aos autores locais.
Os interessados em fazer o tour guiado pela biblioteca devem agendar a visita pelo telefone 3271.8310 ou enviar um e-mail para bibliotecaviva51@gmail.com.
Um pouco de história
Inaugurada em outubro de 1960, a biblioteca foi considerada polo regional de cultura em março de 1986.
O prédio, que já funcionou como cadeia pública, foi tombado como patrimônio histórico municipal e se tornou o Centro Cultural Nelson Mandela. Além da Biblioteca, abriga hoje galeria de arte, a Academia Valadarense de Letras e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares