A manhã de hoje foi cheia de vitalidade e alegria no Parque de Exposições de Valadares. Os grupos de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) participaram de uma programação especial de encerramento das atividades de 2023. Mas, em janeiro retornam com força total para mais uma temporada de muita aprendizagem, partilha e entretenimento.
Dança, declamação de poesia, apresentação de música e de tai chi chuan foram algumas das apresentações que anteciparam um almoço especial para os idosos participantes dos grupos vinculados aos seis Centros de Referência de Assistência Social da cidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Adjani Santos Botelho Alvarenga, que representou o prefeito André Merlo, destacou a importância e a força dos grupos de idosos do Serviço de Convivência, impactando diretamente em aspectos como saúde e convívio social dos participantes. “Durante todo ano de 2023 foram executadas oficinas e atividades, como aulas de dança e outras, semanalmente, com os usuários nos CRAS, o que permitiu que eles criassem uma rotina e vivência com outras pessoas, o que é muito importante”, disse.
Além disso, a secretária ainda salientou que “este grupo é extremamente unido, participa de todos os eventos da cidade; que o prefeito faz questão que participem porque alegram; eles trazem consigo muitas dificuldades da vida, mas esbanjam alegria”.
A aposentada Maria Magalhães confirma. “Os educadores do Serviço de Convivência e toda a equipe dos CRAS são muito acolhedores, entramos com o espírito triste e saímos com o espírito renovado”, disse ao se preparar para uma apresentação de música.
Elivelton Gomes é outro participante que agradece pelas mudanças na sua vida a partir da participação no grupo de idosos. “Alguém chegou perto de mim e disse: procure o CRAS, o CRAS vai te dar apoio, e foi dito e feito; no grupo de idosos ganhei amizade e me recuperei da crise de ansiedade que tinha antes de participar aqui com o Serviço de Convivência”, testemunhou.
A dona de casa Aparecida Silva também é só elogios aos trabalhos realizados nos grupos de idosos. “O trabalho oferecido pelos CRAS, principalmente no meu bairro, que é o Santa Rita, é de grande valia para todos nós porque nós que estamos na melhor idade necessitamos das atividades e isso tem nos ajudado muito, tanto fisicamente quanto psicologicamente”, avaliou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social