O dia não poderia ser melhor: o Dia Mundial da Água, 22 de março. Nesta data, a Águas de Governador Valadares, concessionária do serviço de saneamento da cidade. O presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt, falou de sua emoção em um dia tão especial.
"Hoje, no Dia Mundial da Água, iniciar o tratamento de esgoto na ETE Santos Dumont não tem explicação, a nossa gratidão de estarmos aqui, já que a nossa missão é tratar o esgoto e fornecer água de qualidade para o valadarense, e com esse passo, a gente vai tratar a cada ano, 10% de esgoto, trazendo benefícios significativos para a cidade, como por exemplo: meio ambiente sustentável, a saúde, a educação, valorização imobiliária, o aumento do turismo. É importantíssimo o saneamento adequado para o desenvolvimento da cidade, e estamos aqui para isso", disse.
O diretor Marcos Antunes explicou aspectos técnicos da nova ETE, que segundo ele passou por uma reforma completa nas instalações e reatores, que sua capacidade total é de tratar 240 litros por segundo, começando a operar com um dos módulos que tem capacidade para o tratamento de 60 litros por segundo.
"Os nossos reatores têm capacidade para tratar 240 litros por segundo, mas, neste momento, estima-se, que nós vamos tratar em torno de 60 litros por segundo, que é o equivalente a 12%, 11% do que chega aqui na estação. Futuramente, haverá necessidade de ampliação desse sistema, então, até 2027, a concessionária vai trabalhar para fazer a ampliação do sistema de tratamento, implantando a segunda e terceira fase do tratamento. Elas são importantes para atingir uma maior eficiência ainda nesse tratamento. Posteriormente, haverá a duplicação de todo sistema para atender toda a população que fica na margem direita do rio.
Marcos explicou também que estava sendo inaugurado o sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgoto do município, composto por três estações elevatórias de esgoto, que são os locais que vão coletar os esgotos dos bairros localizados na região do São Pedro até no Santos Dumont II, e que vai levar esse esgoto para tratamento na estação.
"Aqui na estação, a gente está inaugurando um sistema de reator, que é um sistema de tratamento que tem fluxo ascendente, é um reator anaeróbico de fluxo ascendente, ou seja, o esgoto vai vir através dessas elevatórias para a estação de tratamento, vai entrar por baixo desses grandes tanques, e debaixo pra cima, esse esgoto recebe o tratamento, onde vai haver a degradação da matéria orgânica, e o tratamento desse efluente, que posteriormente, é devolvido ao meio ambiente, atendendo a todos os padrões de tratamento", explicou.
Universalização
O prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro, que estava presente à inauguração, disse que não só em Governador Valadares, mas no mundo inteiro há um compromisso em universalizar praticamente todo o saneamento básico, e para ele, o tratamento do esgoto é uma dessas partes compromissadas.
"Neste ano agora, o que foi ajustado com a concessionária, é de que 10% do esgoto produzido em Governador Valadares seria tratado, o que vai acontecer a partir dessa inauguração, e a cada ano mais 10% até atingir a totalidade. A importância disso, traz reflexos na saúde pública, traz reflexos no meio ambiente, traz reflexos de forma geral para a economia, porque hoje são requisitos, dentre outros, você ter água tratada para retornar ao leito dos rios, porque nós, enquanto sociedade, organizada e civilizada, nós entendemos que esse é o procedimento mais correto. Hoje, nós inauguramos essa estação de tratamento de esgoto, sabendo que mais do que uma meta cumprida no município, nós estamos contribuindo para que futuras gerações tenham um lugar mais saudável para viver", disse o prefeito.
A diretora do SAAE GV, Pier Angeli, que fiscaliza as ações da concessionária Águas de Valadares, considerou a nova ETE uma obra muito importante para Governador Valadares, porque atualmente, a cidade não tem tratamento de esgoto. Pier explicou que a empresa tem várias metas a cumprir.
"A primeira delas, neste ano, será de 10% esgoto tratado, ao longo de 10 anos, teremos 100% de esgoto tratado, e o SAAE segue fiscalizando as obras, o atendimento a população, e sempre em busca de interceder pela população e buscar melhorias para a população de Valadares", disse Pier.
Fiscalização
A Câmara Municipal de Governador Valadares, que também fiscaliza as ações da Água de Valadares, esteve representada na inauguração pelo seu presidente, vereador Alê Ferraz.
"Com certeza, hoje é o dia Mundial da Água, e estamos aqui não só acompanhando a entrega da ETE Santos Dumont como instrumento público, mas também com toda questão de melhorias na saúde pública, que vem através desse investimento, também a preservação do meio ambiente", disse Alê.
Alê ressaltou que comemorou o novo Marco Regulatório do Saneamento e através disso, foi defensor da concessão, para que a cidade tivesse um avanço, uma capacidade de investimento maior, já que Valadares até hoje não tinha tratamento de esgoto.
"Então, a gente passa a começar, quem sabe, a ter as metas estabelecidas com o avanço e o tratamento, e o novo Marco Regulatório fala que as concessionárias precisam ter, no mínimo, 90% de tratamento de esgoto. Se Valadares chegar a esse ponto, com muito comprometimento e capacidade de tratamento que a concessionária tem hoje, nós teremos uma Valadares melhor, com qualidade de vida melhor", comemorou Alê.