O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) foi instituído no Brasil pela Lei no 11. 133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. E esta causa terá seu dia D em Governador Valadares nesta sexta-feira (29), na Praça de Esportes, centro da cidade. A abertura do evento acontece às 8h50.
Com o tema “A inclusão social sob todas as formas”, diversas instituições e entidades de atendimento a pessoas com deficiência, órgãos públicos governamentais e de segurança, instituições de ensino superior, e sociedade civil organizada estarão em ação com atendimento ao público. Informações e serviços diversos poderão ser acessados. A previsão é que as atividades se encerrem às 12h. A entrada é livre.
A organização do evento é da Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso e a Pessoa com Deficiência (CAAI/CAAD) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Dirce Albino, que coordena a CAAI e a CAAD, explicou que as "ações e atividades sociais objetivam empoderar e tornar visíveis as pessoas com deficiência a partir do conhecimento”. O preconceito e a inacessibilidade pública ainda são responsáveis por dificultar a vida das pessoas com deficiência. E com o evento, a organização acredita que a informação e a reflexão das pessoas são ferramentas estratégicas para superar os desafios.
Participe e fortaleça a luta! Vem pra Praça de Esportes!
Atividades
- Informações e atendimento em tempo real das Políticas Sociais da Assistência Social, Saúde, Educação nas esferas municipal e estadual;
- Informações dos serviços ofertados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- Informações sobre doenças como a Hanseníase, quais os cuidados e outras, aferição de pressão;
- Vacinação contra gripe e Covid-19
- Orientações jurídicas – Direitos da pessoa com deficiência – AADVOGUE
- Alongamento, bocha, pilates, tênis de mesa adaptado;
- Cortes de cabelo;
- Imersão da Pessoa com Deficiência ao mercado de trabalho diretamente com o RH de empresas;
- Divulgação dos serviços prestados a pessoa com deficiência por instituições público/privadas;
- Programas sociais e serviços municipais de assistência à pessoa com deficiência;
- Entretenimento: Apae, Grupo da Terceira Idade Céu das Artes e outros;
- Participação da Universidade Vale do Rio Doce com todos os seus cursos;
- Participação da Universidade Federal de Juiz de Fora/campus Governador Valadares com o curso de Fisioterapia
- Cuidados preventivos para pessoa com deficiência pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar
Instituições participantes: APAE, ASUGOV, ABRETE, AVADDE, EQUOVILA, CER, PAOPE/UNIVALE, APAP, CRAEDI, AADVOGUE, CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS GERAIS, POLÍCIA MILITAR – 6º BATALHÃO – 8ª RISP, Escolas Especiais para Surdos (Libras): CEEI, CAS-GV,LIB ESFOTILS ESC, Conselhos Municipais: CMPD,CMDPI, CMDM/GV, CRAS, CREAS, CAAD, FAMÍLIA ACOLHEDORA
Um pouco mais....
As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.
Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
As deficiências se enquadram nas seguintes categorias:
– deficiência física;
– deficiência visual;
– deficiência auditiva;
– deficiência mental;
– deficiência múltipla.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social