O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) deu início a uma nova etapa do Projeto Selo Empresa Acessível 2024, criado este ano, em ocasião celebrativa pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.
A população terá até o dia 18 de novembro para participar com voto popular na escolha de três, entre as 10 empresas que aderiram ao projeto, para receberem uma premiação destaque. Para votar, basta acessar o QR Code.
O projeto
Entre os meses de setembro e outubro, 10 empresas se inscreveram para receber o Selo Empresa Acessível 2024. Elas preencheram um cadastro detalhado afim de atender aos critérios definidos na resolução No 3/2024 do CMPD.
A iniciativa visa destacar as empresas que promovem a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
Foto: Divulgação PMGV
O objetivo é reconhecer e valorizar aquelas que oferecem atendimento respeitando as necessidades das pessoas com deficiência seja visual, auditiva, motora ou intelectual.
A qualificação deverá acontecer anualmente, assim como a entrega do Selo Empresa Acessível que terá validade durante um ano.
A divulgação das três empresas destaque escolhidas em 2024 pelo voto popular será feita no dia 25 de novembro e a cerimônia de entrega do Selo e outras premiações deve acontecer no dia 3 de dezembro.
Critérios para aderir ao Selo Empresa Acessível
As empresas interessadas em participar do Projeto Selo Empresa Acessível devem atender aos seguintes critérios, que seguem as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência/2015):
- Contratação e inclusão de trabalhadores com deficiência
- Acessibilidade arquitetônica
- Sinalização – comunicação visual
- Interação com o público respeitando as necessidades individuais, sem preconceitos e julgamentos
- Comunicação presencial e digital (libras, braile, tecnologia assistiva, acessibilidade digital, áudio descrição)
- Cursos e capacitações para os funcionários e dirigentes sobre a temática da pessoa com deficiência
Podem participar empresas dos seguintes ramos: comércio de produtos, bares e restaurantes, rede hoteleira, entretenimento/recreação (clubes, boates, boliche...), cultural (museu, cinema, teatro), transportes, educação, serviços de saúde, prestação de serviço, templos religiosos e tecnologia (site das empresas, caso tenham acessibilidade digital).
Para votar, clique aqui ou utilize o QR Code abaixo.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social