Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro entrou em campo, na noite deste domingo, e iniciou a disputa do Campeonato Mineiro 2025 com vitória. Com gol do congolês Yannick Bolasie, ainda no primeiro tempo, o Cabuloso triunfou sobre o Tombense pelo placar de 1 a 0 na rodada de abertura da competição estadual.
Os três pontos somados nesta noite no Mineirão tiveram sabor especial devido ao esforço dos jogadores, já que, pouco mais de 24 horas atrás, o Cruzeiro estava na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, jogando nada menos do que o Superclássico contra o Atlético Mineiro pela FC Series.
Graças a uma logística minuciosa colocada em prática pelo clube, a delegação celeste retornou com sucesso ao Brasil na madrugada deste domingo e, assim, o Cruzeiro pôde estar em campo no segundo compromisso deste fim de semana.
A partida da rodada inicial do estadual começou com o Cruzeiro já buscando se impor sobre o Tombense.
O time celeste buscou manter um alto índice de posse de bola e, aos poucos, foi explorando os espaços entre as linhas de marcação da equipe de Tombos.
Aos 8 minutos, aconteceu a primeira chance de maior perigo da Raposa, quando o lateral Fagner recebeu passe na intermediária e arriscou um potente chute dali mesmo; o goleiro do Tombense voou no canto e espalmou para escanteio.
Dez minutos depois, Tevis fez bela jogada pela esquerda, entortando o marcador dentro da grande área, mas na hora da conclusão o goleiro do Tombense se jogou aos pés do atacante e conseguiu impedir a finalização.
Com um pouco de dificuldade em envover o sistema defensivo do time da Zona da Mata, que jogava completamente fechado, o Cruzeiro tentou mais finalizações de fora da área nos minutos seguintes. Lucas Silva e Villalba arriscaram de longe, mas viram a bola ir para fora.
Aos 24 minutos, foi a vez de Christian fazer grande jogada pelo lado esquerdo. O volante enfileirou a defesa do Tombense dentro da área e buscou o toque para Marquinhos, porém o atacante se atrapalhou no domínio e perdeu o timing de finalizar para o gol com o arqueiro já batido no lance.
Porém, aos 34, a insistência azul se fez valer. O time celeste trocou passes desde os zagueiros e rodou a bola até chegar à Christian na ponta direita.
O volante, então, cruzou na medida para Bolasie cabecear conforme o manual, quicando a bola no chão para vencer o goleiro do Tombense e estufar as redes do Mineirão. Cruzeirão na frente! Este foi o primeiro gol do atacante congolês com a camisa do clube.
Após o gol, o Cabuloso seguiu dominando o adversário e mantendo o controle da partida. O Tombense tentou reagir, mas só conseguiu finalizações da intermediária e que não levaram maior perigo à meta de Cássio.
O segundo tempo foi mais puxado para o time celeste, que acumulava sua terceira partida em cinco dias, além do desgaste da viagem de retorno ao Brasil durante a madrugada. Ainda assim, o Cruzeiro manteve o domínio e não permitiu uma pressão efetiva do Tombense.
A segunda etapa foi de poucas finalizações, mas aos 39 minutos, após várias substituições feitas pelo técnico Fernando Diniz para reoxigenar o time, o Cabuloso construiu uma bela jogada com toques envolventes que encontraram o meia Vitinho.
O garoto fez uma finalização rasteira de fora da área, mas a bola foi para fora.
Aos 44, Lautaro Díaz foi valente, ganhando disputa física no meio-campo, e lançou para o garoto Rodriguinho, que fazia sua estreia com a camisa do Cruzeiro.
O meia-atacante conduziu bem, tirou a bola da marcação e finalizou de dentro da área, mas o chute saiu sem potência e foi defendido pelo goleiro adversário.
Nos minutos de acréscimo, o Tombense tentou se jogar totalmente ao ataque, mas não teve forças para superar um sistema defensivo cruzeirense que se mostrava bastante sólido. Com isso, fim de papo no Mineirão e vitória do Cruzeiro na estreia do Mineiro!
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 1x0 Tombense
MOTIVO: Campeonato Mineiro - 1ª rodada
DATA: 19/01/2025
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
ÁRBITRO: André Luiz Skettino Policarpo Bento.
ASSISTENTES: Bernardo de Souza Pádua e Emílio Junio Nascimento Santos.
ÁRBITRO DE VÍDEO: Wagner Reway.
GOL: Bolasie, aos 34min do 1ºT (Cruzeiro).
ASSISTÊNCIA - CRUZEIRO: Christian, aos 34min do 1ºT.
CARTÕES AMARELOS: Lucas Santos e Albert (Tombense).
CRUZEIRO
Cássio; Fagner, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Kaiki; Walace (Fabrizio Peralta), Lucas Silva (Vitinho) e Christian (Matheus Henrique); Marquinhos, Bolasie (Rodriguinho) e Tevis (Lautaro Díaz).
Técnico: Fernando Diniz
TOMBENSE
Matheus Aurélio; Júlio Henrique, Roger Carvalho (Breno Roma), Diego Guerra e Dudu Mandai; Lucas Santos (Albert), Cleiton e Rickson; Pedro Oliveira (Diego Fernandes), Anderson Ligeiro (João Vitor) e Douglas Coutinho (Jefferson Renan).
Técnico: Raul Cabral
------------------------
Por Assessoria de Comunicação