Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro terá um grande duelo neste sábado. Às 21h30, o Cabuloso receberá o maior rival no Mineirão para a disputa de mais um Superclássico. O dérbi desta noite, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o 250º confronto entre as equipes no Gigante da Pampulha.
O time celeste chega para a 22ª rodada ocupando a quinta colocação do Brasileirão. A equipe do técnico Fernando Seabra soma 35 pontos e tem 1 rodada a menos que a maioria dos adversários. A partida pendente, contra o Internacional, será disputada no fim deste mês.
Para o clássico, o Cruzeiro teve uma preparação de quatro dias na Toca da Raposa 2. Após o confronto com o Fortaleza, na última segunda-feira, o elenco iniciou os trabalhos na tarde de terça, prosseguindo os treinamentos nas manhãs de quarta e quinta e tarde de sexta.
Neste compromisso, o time celeste terá o desfalque do zagueiro João Marcelo, que levou o terceiro cartão amarelo diante do Fortaleza e cumprirá suspensão.
A grande novidade entre os relacionados é o retorno do atacante Rafa Silva, recuperado de uma lesão muscular na coxa direita sofrida no mês de junho.
O atacante Gabriel Veron, em recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda, segue cumprindo a etapa de trabalhos híbridos entre a fisioterapia e preparação física e ainda não fica à disposição para o retorno aos jogos.
250º superclássico no Mineirão
O clássico deste sábado marcará o 250º confronto entre Cruzeiro e Atlético-MG no Mineirão. Inaugurado em setembro de 1965, o Gigante da Pampulha recebeu no dia 24 de outubro daquele ano o seu primeiro clássico. Com gol de Tostão, o Cabuloso triunfou por 1 a 0 e se eternizou como o primeiro vencedor do dérbi no estádio.
No retrospecto total, o Cruzeiro tem a superioridade de vitórias. O Cabuloso tem 90 triunfos em clássicos no Mineirão, contra 80 do Atlético-MG. Outros 79 duelos terminaram empatados. O time celeste tem 292 gols a favor, enquanto o rival marcou 271 vezes.
Em 2013, o Mineirão foi reinaugurado após completa reforma visando à Copa do Mundo no Brasil. No clássico que marcou a reinauguração, no 3 de fevereiro, o Cruzeiro foi vitorioso novamente, derrotando o rival por 2 a 1. Considerando esta era pós-reforma, são 25 clássicos disputados com 9 triunfos celestes, 8 empates e 8 vitórias atleticanas. A Raposa anotou 31 gols e sofreu 28 nesse período.
Ao longo da história, o maior artilheiro do Cruzeiro no Superclássico do Mineirão é Dirceu Lopes, com 12 gols marcados. O craque é seguido por Tostão e Palhinha, com 9 cada, e Marcelo Ramos, com 8.
Ingressos
O Mineirão estará completamente lotado na batalha deste sábado. Mais de 60 mil cruzeirenses estarão no Gigante da Pampulha para jogar junto com o Cabuloso. Neste clássico, assim como nos anteriores, não haverá presença de torcida visitante.
Há a expectativa de um novo recorde de público do novo Mineirão nesta noite. Até então, o maior público aconteceu na finalíssima do Campeonato Mineiro deste ano, quando o Cruzeiro colocou 61.582 torcedores no estádio.
CONFRONTO: CRUZEIRO x Atlético-MG
DATA: 10/08/2024
HORÁRIO: 21h30
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 22ª rodada
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
TRANSMISSÃO: Globo e Premiere
>> RETROSPECTO do Superclássico no Mineirão (desde a inauguração em 1965)
249 jogos
90 vitórias do Cruzeiro
80 vitórias do Atlético
79 empates
292 gols do Cruzeiro
271 gols do Atlético
>> RETROSPECTO desde a reinauguração do Mineirão (2013)
25 jogos
9 vitórias do Cruzeiro
8 vitórias do Atlético
8 empates
31 gols do Cruzeiro
28 gols do Atlético
-------------------------------
Por Assessoria de Comunicação