Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro retoma a disputa do Campeonato Brasileiro neste domingo. Após 14 dias sem partidas devido à Data Fifa do mês de setembro, o Cabuloso voltará a campo para enfrentar o São Paulo em compromisso válido pela 26ª rodada da competição nacional. O time celeste receberá o rival paulista às 18h30 no Mineirão.
Neste domingo, o Cruzeiro estreará seu novo uniforme 3. Inspirado no relevo montanhoso característico de Minas Gerais, o manto traz diferentes tons de azul em alusão às texturas das montanhas. Confira!
Além da grandeza do confronto em si, o duelo entre Cruzeiro e São Paulo terá um ingrediente especial de confronto direto por vaga na Copa Libertadores 2025.
Ambos os times chegam para a 26ª rodada empatados em pontos na tabela do Brasileirão.
Com 41 pontos, 12 vitórias e 8 gols de saldo, o Cruzeiro é o quinto colocado. Já o São Paulo vem na sexta posição com 41 pontos, 12 vitórias e 7 gols de saldo.
A preparação cruzeirense para a retomada do Brasileirão iniciou-se na quinta-feira da semana anterior. Desde então, foram nove sessões de treinamento na Toca da Raposa 2.
Nesse período, o elenco ganhou o retorno do atacante Lautaro Díaz, recuperado de um desgaste acentuado com a última sequência de jogos.
Além dele, o atacante Gabriel Veron concluiu a etapa de transição após recuperação de lesão muscular na coxa esquerda e volta a ficar à disposição da equipe.
No entanto, o atacante Álvaro Barreal, com um quadro de dores no tornozelo esquerdo, não reuniu condições para a presença na partida deste domingo e segue realizando trabalhos de fisioterapia visando aos próximos compromissos.
O atacante Kaique Kenji, que se juntou ao Sub-20 na vitória sobre o Fortaleza que classificou os Crias da Toca para a final do Campeonato Brasileiro, foi submetido a exames que detectaram uma lesão muscular na coxa direita. O atleta já iniciou o processo de recuperação.
No Departamento de Saúde e Performance, o atacante Rafa Silva, em recuperação de uma lesão no tendão da parte posterior do joelho direito; o atacante Juan Dinenno, que passou por cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito; e o meio-campista Japa, submetido a cirurgia após fratura no pé direito, seguem em tratamento.
Na história: Cruzeiro x São Paulo
O confronto entre Cruzeiro e São Paulo completou em 2023 a marca de 80 anos. Ao todo, os clubes já se enfrentaram 89 vezes.
Embora o time paulista tenha vantagem no retrospecto geral, o duelo se transformou em um clássico nacional principalmente pelos vários embates em copas internacionais e nacionais.
A memória mais inesquecível da Nação Azul neste confronto é, sem dúvida, o tricampeonato da Copa do Brasil conquistado em cima do São Paulo. Em 9 de julho de 2000, após um empate por 0 a 0 no Morumbi, o Cruzeiro saiu perdendo por 1 a 0 na finalíssima no Mineirão.
O adversário via o título se encaminhando, mas nos dez minutos finais aconteceu a virada do Cabuloso com gols de Fábio Júnior e Geovanni; o da virada sendo um golaço emblemático de falta que ficou eternizado na história.
Além da memorável final da Copa do Brasil de 2000, Cruzeiro e São Paulo já vinham de uma década de 90 de vários duelos em mata-mata, nos quais o Cruzeiro acumulou classificações.
Depois de 2000, os clubes também vivenciaram confrontos épicos em três Copas Libertadores (2009, 2010 e 2015), nas quais o Cruzeiro foi vitorioso em duas eliminatórias e o São Paulo em uma.
Já no Campeonato Brasileiro, o time celeste fará, neste domingo, seu 68º confronto com o rival paulista.
Ingressos
Novamente lado a lado com o Cruzeiro, a Nação Azul estará presente para incentivar o Cabuloso no compromisso deste domingo.
Mais de 40 mil ingressos já estão garantidos pela torcida celeste no Mineirão. Ainda há bilhetes disponíveis nos setores Vermelho inferior e superior e Roxo inferior e superior.
CLIQUE AQUI para conferir todos os detalhes da comercialização para a partida contra o São Paulo.
CONFRONTO: CRUZEIRO x São Paulo
DATA: 15/09/2024
HORÁRIO: 18h30
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 26ª rodada
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
TRANSMISSÃO: Premiere
>> RETROSPECTO: Cruzeiro x São Paulo
89 jogos (23 vitórias, 22 empates e 44 derrotas)
84 gols marcados / 121 gols sofridos
-------------------------------
Por Assessoria de Comunicação