CEREST Valadares alerta para o risco de câncer de próstata em ambiente de trabalho

Lembrando que a prevenção depende de vários fatores e se cada um fizer sua parte, é possível diminuir a incidência da doença.
Talvez você não saiba, mas muitos deles podem ser causados pelo excesso de exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. Foto: Imagem ilustrativa reproduzida da Internet
segunda-feira, 27 novembro, 2023

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023- 2025 no Brasil. Talvez você não saiba, mas muitos deles podem ser causados pelo excesso de exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. 

A fim de alertar os trabalhadores sobre a relação entre o câncer de próstata e o ambiente de trabalho, bem como os principais agentes cancerígenos que podem estar presentes nesses locais e de que forma isso pode ser evitado, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Valadares divulga informações que visam intensificar a Campanha Novembro Azul, fortalecendo a prevenção, diagnóstico precoce e o rastreamento, bem como encorajar os homens a buscarem, mais efetivamente, pelos serviços de saúde e a cuidarem da saúde de forma integral. 

Portanto, atentem-se! Profissionais que atuam em fundição de metais não ferrosos; tratamento de madeira; indústria de eletrônicos; fabricação de vidros; produção e aplicação de agrotóxicos arsenicais e do inseticida malation; produção e refino de cádmio; produção de baterias, pilhas elétricas e pigmentos de cádmio; produção de materiais à base de PVC; indústria de semicondutores e de eletrodos; radiologia, usinas nucleares; mineração subterrânea; produção de borracha; atividades noturnas e bombeiros são alguns dos que podem ser acometidos pelo câncer de próstata causados no ambiente laboral. E isso se dá pela exposição desses profissionais ao arsênio e seus compostos arsenicais; malation (agrotóxico inseticida); cádmio e seus compostos; radiação ionizante (X e gama); elemento radioativo (tório 232) e trabalho noturno.  

E sabe como essas neoplasias malignas na próstata poderiam ser evitadas? Com a eliminação desses agentes nos processos de trabalho e com a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados e aprovados pelo INMETRO, através de campanhas de treinamento para que os EPI’s sejam utilizados corretamente, trabalhando com o SESMT e com a CIPA para identificação, monitoramento e prevenção dos fatores de risco e muito mais. Lembrando que a prevenção depende de vários fatores e se cada um fizer sua parte, é possível diminuir a incidência da doença!

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu