DA AGÊNCIA GOV
No contexto da situação de calamidade e enchentes nos municípios dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sociedade civil, agentes públicos e privados têm se mobilizado para arrecadar e enviar doações em amparo à população afetada.
Todavia, há relatos de que criminosos estão se aproveitando dessa solidariedade para aplicar golpes, alterando a chave Pix quando propagam campanhas de órgãos, instituições e empresas, por exemplo.
Tendo em vista esse cenário, nesta quarta-feira (15/5) será iniciada uma campanha emergencial do Movimento #FiqueEsperto, para alertar sobre os cuidados que se deve ter ao realizar doações às vítimas, orientando que, antes da doação, sejam verificados os dados bancários do destinatário, nos canais oficiais dos organizadores.
A mensagem será enviada via SMS pelas prestadoras de telefonia móvel à população e será divulgada nas redes sociais da Anatel (Facebook, LinkedIn, X e no Instagram) e dos parceiros da iniciativa.
Essa campanha ocorrerá em complemento às divulgações já iniciadas no último dia 02/05, que trata dos cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos e serviços (telemarketing); ao receber solicitações por meio de mensagens de texto enviadas por números desconhecidos; e ao entrar em contato com canais de atendimento indicados em mensagens de texto ou ligações. Também serão fornecidas dicas sobre leitura segura dos QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF por meio do Portal de Consultas cadastropre.com.br.
Sobre a iniciativa - O Movimento #FiqueEsperto tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital. A Anatel vai lançar o primeiro post da campanha nas redes nesta data.
As campanhas do Movimento #FiqueEsperto são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br.
Os posts/textos com as dicas de segurança também são encaminhados via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa.
Também é possível acompanhar as dicas nas redes sociais pela hashtag #FiqueEsperto.
A primeira campanha deste ano ocorreu no mês de fevereiro e as próximas estão previstas para ocorrer nos meses agosto e novembro.
O #FiqueEsperto começou em outubro de 2020 dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel.
Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital.
Finalizado esse período, considerando a relevância do assunto, a Agência deu continuidade à iniciativa.
Assim, uma ação pontual se tornou um “movimento” por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.
O Movimento #FiqueEsperto também está alinhado ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, que inclui a iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.
Além da realização das campanhas do Movimento #FiqueEsperto, no Portal Anatel foi disponibilizada a página Dicas contra Fraudes com informações sobre prevenção a fraudes e golpes no ambiente digital, bem como dicas de segurança e privacidade digital.
Parceiros Além da Agência, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto,: Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp); Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação NEO; Banco Central do Brasil (Bacen), Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), Proteste e WhatsApp.
Por: Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)