Fique atento para aproveitar a Black Friday

Procon Regional do Leste de Minas - CIMDOCE dá dicas e alerta sobre preços abusivos seguidos de cortes ilusórios. Pesquisar e pedir sempre a nota fiscal é fundamental
Vale lembrar que o Procon fica na rua São João, 192, Esplanada, Valadares. O telefone para dúvidas e/ou denúncias é o (33) 3276-7699. Foto: Reprodução da Internet/Google Maps
terça-feira, 7 novembro, 2023

No próximo dia 24 de novembro acontece a Black Friday em todo Brasil. A data já se tornou uma tradição de grande movimento no comercio local e virtual. Lojas e marcas prometem grandes descontos na data, que é originária dos Estados Unidos. No Brasil, devido à prática de preços abusivos seguidos de cortes ilusórios, a data ganhou o apelido de “Black Fraude”. Justamente para que o consumidor possa aproveitar a data sem ter prejuízos, o Procon Regional do Leste de Minas – CIMDOCE de Valadares dá uma série de dicas e orientações, e está à disposição para denúncias de práticas abusivas no comércio.

Estudo da agência de markerting MField ouviu 2.300 pessoas e traçou o perfil de consumo dos brasileiros para a data. A pesquisa revelou um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023. O setor campeão no interesse dos consumidores é o de itens relacionados à moda e acessórios (39,3%), depois aparecem os eletrônicos (37,5%), cosméticos (35,9%), calçados (33,2%) e eletrodomésticos (31,5%).

Carolinne Vianna, coordenadora do Procon Regional do Leste de Minas – CIMDOCE, lembra sobre o golpe de se aplicar um desconto sobre um preço já inflacionado, no qual o valor se transforma no que conhecemos como “a metade do dobro”. “Durante os próximos dias, o consumidor deve pesquisar a evolução do preço do produto que pretende adquirir e as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. No dia da promoção, é importante o consumidor conferir se o produto faz parte da Black Friday e comparar se houve realmente um desconto no preço”, explica.

Acompanhe atentamente outras dicas do Procon:

- Veja se o produto que deseja adquirir existe de fato no estoque da loja. Há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional, mas a loja não entregou alegando falta de estoque. Se isso acontecer, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o dinheiro que pagou;

- Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo;

- Suspeite dos anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Fraudadores utilizam esses aplicativos para promover seus golpes, oferecendo produtos com grandes descontos, mas que, na verdade, jamais serão entregues depois de efetuado o pagamento;

- Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS. Se quiser entrar no site de alguma empresa, digite o endereço eletrônico dela no navegador de seu computador. Não entre pelo link fornecido;

- Se o site oferece como opções de pagamento apenas PIX, boleto bancário e transferência bancária, desconfie. Prefira negociar com lojas virtuais que aceitem pagamento com cartão de crédito ou de débito;

- Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor;

- Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. Se o produto não for entregue até a data combinada, o consumidor poderá exigir a entrega imediata do produto ou cancelamento da compra, com a devolução do valor eventualmente pago de forma antecipada;

- Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete (7) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço;

- Outra dica válida é certificar-se de que a loja escolhida, principalmente em caso de compras online, tem uma boa reputação no mercado. Essa verificação pode ser feita em sites de defesa do consumidor ou por meio dos comentários de outros clientes. Uma fonte confiável de consulta é o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br);

- Exija sempre a nota fiscal e, em caso de reclamação ou dificuldade, procure os órgãos de Defesa do Consumidor, como o Procon Regional do Leste de Minas - CIMDOCE ou formalize a sua reclamação no site clicando aqui. Vale lembrar que o Procon fica na rua São João, 192, Esplanada, Valadares. O telefone para dúvidas e/ou denúncias é o (33) 3276-7699.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

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