DA AGÊNCIA GOV
O Brasil pode ser um grande parceiro da Índia no fornecimento de proteínas para suplementar a alimentação da população, seja na forma de proteína vegetal ou proteína animal. Em missão oficial à Índia, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, busca fortalecer as relações diplomáticas e estreitar laços de amizade entre os países com as oportunidades comerciais e de cooperação entre os setores do agro.
Com o novo governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil reconquistou a credibilidade no mercado internacional do agronegócio. Em 10 meses, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sob o comando do ministro Carlos Fávaro, abriu 55 mercados para a exportação de produtos da agropecuária brasileira.
As aberturas envolvem produtos como carnes bovina, suína e de aves, moluscos bivalves e crustáceos, ovos férteis e aves de um dia, embriões de bovinos e bubalinos, farinha de aves, suínos e pescados, alimentos mastigáveis para pets, algodão, refresco de açaí, entre outros. Com uma pauta diversificada, as exportações alcançaram mercados na China, Índia, México, Chile, República Dominicana, Canadá, Rússia, Indonésia, Egito, Singapura, Angola, Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia, Panamá, Malásia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Argélia, África do Sul, Belarus, Polinésia Francesa, Nova Caledônia, Vanuatu, Israel e Arábia Saudita.
“As boas relações diplomáticas entre os países têm reforçado a confiança internacional na qualidade e sanidade do produto brasileiro. Estamos fortalecendo os laços aliados com a qualidade de nossa produção e isso vem sendo demonstrado nas diversificações das exportações do agro brasileiro para o mundo”, comenta Fávaro.
Em relação às práticas sustentáveis, o ministro Carlos Fávaro tem apresentado o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, que prevê a recuperação e conversão de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em dez anos para dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento.
“O Brasil pode crescer e incrementar 40 milhões de hectares com agricultura, pecuária e floresta, mas com respeito ao meio ambiente, principalmente, sendo um exemplo para o mundo”, destaca o ministro.
Nas relações comerciais, os dois países buscam intensificar as negociações sanitárias e fitossanitárias com foco na ampliação e acesso a produtos e mercados brasileiros e indianos.
O lado brasileiro tem interesse nas exportações para a Índia de frutas secas de abacate e cítricos; castanha do Brasil e macadâmia; erva-mate em pó; entre outros. Já o lado indiano demonstra interesse nas exportações para o Brasil de sorgo e milheto; água de coco; leite e lácteos; carne e produtos cárneos; e outros.
Comércio
Nas relações comerciais entre o Brasil e a Índia, as exportações brasileiras somaram US$ 2,95 bilhões em 2022, de acordo com o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat). Os principais produtos exportados foram óleo de soja e açúcar.
No mesmo ano, as importações de produtos do agronegócio indiano somaram US$ 177,55 milhões, com compras principalmente de produtos têxteis de algodão; fios, linhas e tecidos de algodão; cebolas; óleos essenciais; chocolate; e sementes de cominho.
Em maio de 2023, a Índia abriu o mercado para a importação do refresco de açaí brasileiro. O refresco de açaí é uma bebida não fermentada, obtida pela diluição em água potável do açaí, açaí clarificado ou açaí desidratado, com ou sem adição de açúcares.
Por: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)